Kombi T3 a geração que nunca chegou ao Brasil. Na Europa, Estados Unidos e até em alguns países da América do Sul como, argentina e Venezuela, o modelo rodou durante a década de 1980, com o nome Volkswagen Caravelle para furgão e lotação, e Volkswagen Transporter para a configuração picape.
No Brasil ficamos apenas com a geração T2, a famosa Kombi Clipper que teve alguns upgrades significativos, mas longe de ser um T3, porta corrediça, injeção Multiponto e o última e mais significativa mudança o motor VW 1.4 refrigerador a ar.
Já nos países onde o Volkswagen Caravelle ou Kombi T3, foi produzido ou comercializado, o modelo recebeu diferentes configurações, desde os motores VW 1.8 refrigerados a água, até motores Porsche 2.0.
A plataforma que nunca chegou ao Brasil, era bem mais estável, com um nível de ruído mais tolerável, maior espaço interno. A relação força X consumo estava muito a frente da velha senhora produzida no Brasil.
O visual era outro atrativa, com as tradicionais linhas quadradas europeias da década de 1980, foi sucesso em vendas. Para nós brasileiros, alguns detalhes chamam a atenção, os mostradores e os botões do painel, lembram muito a linha BX VW do final da década de 1980.
O modelo kombi T3 chegou a fazer parte de algumas temporadas do desenho animado Scooby doo, que teve diferentes vans entre 1969 e início dos anos 2000, entre eles o furgão Ford Econoline 1963, que mais tarde ganhou os traços da Chevrolet Van G-10 e um pneu dianteiro da saudosa Type 2, da Kombi brasileira.
Hoje o VW Kombi T3 já faz parte de acervos de colecionadores amantes da montadora alemã, mas não é um colecionável muito procurado e valorizado, mesmo na Europa. Porém aqui no Brasil vem atraindo a atenção dos aficionados por utilitários clássicos.
No Brasil provavelmente a unidade da nossa matéria é a única registrada, na configuração Camper Westfalia, o teto alto se tornou uma das mais raras até na Europa e Estados Unidos.
No final da matéria após a galeria de fotos, o Motor Tudo disponibilizou um link para um arquivo onde constam todas as configurações de motor, carroceria e cores do VW kombi T3, ou como queiram Volkswagen Caravelle.
A unidade da matéria é um colecionável Kombi T3 Camper Westfalia, na cor marrom, equipado com o motor Porshe 2.0 LH4 Dupla Carburação – Aircooled (G) de 75 cv. Velocidade final real 127 km/h e aceleração de 0 a 100 em 20,8 segundos.
Acabamento Externo
Faróis – Redondos de lentes planas;
Setas dianteiras – Acima dos para choques;
Para – choques – Em lâminas de aço carbono;
Faróis de neblina – Não – Utiliza luzes de longo alcance como acessório;
Grade de ar do motor – ;
Retrovisores Externos – Retangular com haste;
Frisos – Não;
Rodas – De aço 185/80 R14;
Maçanetas – Na cor grafite;
Logo – “VW” na parte frontal do veículo;
Lanterna Traseira – Tricolor;
Bagageiro – Não;
Teto Solar – Sim;
Limpador do vidro traseiro – Não;
Acabamento Interno e Instrumentos
Painel – Com mostradores básicos em escala circular;
Conta – giros – Não;
Acabamento do painel – Em vinil;
Volante – De quatro raios;
Sistema de som – Sim;
Ventilador – Sim;
Ar – condicionado – Não;
Ar – quente – Sim;
Luz de leitura – Não;
Relógio – Analógico;
Acendedor de cigarros – Sim;
Cinzeiro – Sim;
Acionamento dos vidros – Manual basculante;
Sistema de travamento das portas – Mecânico;
Ajuste dos retrovisores externos – Manual;
Acabamento dos bancos – Em couro;
Acabamento das portas – Em tecido aveludado;
Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não;
Banco traseiro – Sem acessórios;
Encosto de cabeça – Para dois passageiros nos bancos dianteiros;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim;
Assoalho – Acarpetado;
Porta-malas – Acarpetado;
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.