Alfa Romeo 156 Elegance, é uma das versões na carroceria sedã três volumes da montadora italiana, do projeto 156, que também disponibilizava a carroceria SW. Desembarcou no Brasil no final da década de 1990, durante a febre dos importados, e mostrou que tinha em seu DNA a qualidade de um modelo de elite.
O brasileiro passou a ter a verdadeira noção de qualidade de um sedã médio com a abertura do mercado no início da década de 1990. Durante as décadas de 1970 e 1980, vivemos a era dos modelos chamados nacionais, os respeitados Ford Corcel, Ford Del Rey, VW Passat Quadrado, VW Santana e Chevrolet Monza, que fizeram nossa alegria, mas deixaram bem claro o nosso atraso tecnológico.
Outra situação que ficou muito evidente, foi a gigantesca diferença da fragilidade do poder de compra do Brasil para países de primeiro mundo, as principais nações do continente europeu, além dos E.U.A, Japão, Austrália e Canadá, conseguiam comprar sedãs médios de elite com tecnologias muito a frente de nosso tempo e recheados de equipamentos de segurança e conforto, a preço de carros populares. “Levando em conta a força da moeda local de cada país”.
Já no Brasil para comprar um veículo de luxo de médio porte, até os dias de hoje, o brasileiro tem que desembolsar gigantescas quantias, em média 400 a 500 salários mínimos. Já na Itália ou Alemanha, um modelo zero km como o Alfa Romeo Quadrifoglio, gira em torno de 57 salários mínimos “local”, a diferença pesa quase 10x menos no bolso do europeu. Para resumir, você compra no Brasil carros compactos 1.0 praticamente sem equipamentos com o mesmo peso financeiro que um europeu compra um carro de luxo de médio porte, com tecnologia e equipamentos de ponta.
Votando a falar do nosso, Alfa Romeo 156 Elegance, ele nasceu na Europa no final de 1997 já como modelo 1998, e foi eleito o carro do ano. As versões com o motor 2.0 16V Twinspark, foram as mais emplacadas, mas sem dúvida o auge do modelo foi a partir de 2003 com os motores 2.5 V6 que alcançavam velocidade final real de 227 km/h e aceleração de 0 a 100 em 8,5 segundos.
Mas independente da motorização ou da versão, um dos atributos que mais chamava a atenção no projeto, era sua velocidade de cruzeiro, o carro se mantinha por longos períodos em velocidades acima de 180 km/h, com o giro do motor bastante estável, e a estrutura do carro entregava estabilidade e conforto, sem balanços repentinos em restas e sem saída de pista em curvas de alta.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto do projeto, dava ao carro uma ótima estabilidade, a montadora mais uma vez, conseguiu unir em um mesmo carro conforto e segurança.
Motor – Utilizando o motor Twin Spark 2.0 16V, era robusto, e com um giro bastante estável em altas rotações.
Câmbio – O câmbio manual de 5 velocidade, foi desenvolvido pelo setor Ferrari F-1, dava um ar todo esportivo ao carro, bastante elástico e engates precisos.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor elástico com muito fôlego, que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável.
Consumo – Para um modelo esportivo com motor 2.0 16v, fazer na cidade 7,9 km/l na cidade, estava dentro do esperado para a época.
Acabamento Externo
Faróis – Com linhas que acompanham o desenho do carro, levemente chanfrado nas extremidades;
Setas dianteiras – Embutidas no mesmo conjunto dos faróis;
Para – choques – Envolventes na cor da carroceria;
Faróis de neblina – Sim;
Grade de ar do motor – Com frisos na horizontal, posicionada, abaixo do para-choque e também ao lado do brasão, Alfa Romeo;
Retrovisores Externos – Panorâmicos com ajuste elétrico, na cor da carroceria;
Frisos – Não;
Rodas – De liga-leve 205/60 R15;
Maçanetas – Na cor prata;
Logo – “156”, na tampa do porta-malas;
Lanterna Traseira – Bicolor com luz de ré, embutida na carroceria e na tampa do porta – malas;
Bagageiro – Não;
Teto Solar – Sim;
Limpador do vidro traseiro – Não;
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
Acabamento Interno e Instrumentos
Painel – Com mostradores em escala circular + computador de bordo;
Conta – giros – Sim;
Acabamento do painel – Em vinil e madeira;
Volante – Esportivo de três raios;
Sistema de som – Sim;
Ventilador – Sim;
Ar – condicionado – Automático;
Ar – quente – Sim;
Luz de leitura – Sim;
Relógio – Digital;
Acendedor de cigarros – Sim;
Cinzeiro – Sim;
Acionamento dos vidros – Elétrico nas 4 portas;
Sistema de travamento das portas – Elétrico;
Ajuste dos retrovisores externos – Interno elétrico;
Acabamento dos bancos – Em couro;
Acabamento das portas – Em couro;
Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não;
Banco traseiro – Com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para dois passageiros;
Encosto de cabeça – Para quatro passageiros com regulagem de altura;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim;
Assoalho – Acarpetado;
Porta-malas – Acarpetado;
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
Ficha técnica – Alfa Romeo 156 Elegance – Ano 1995
Carroceria – Sedã;
Porte – Médio;
Portas – 4;
Motor – Twin Spark 2.0 16V;
Cilindros – 4 em linha;
Válvulas por cilindro – 4;
Posição – Transversal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 155 cv;
Peso Torque – 65,4 kg/kgfm;
Cilindrada – 1970 cm³;
Torque máximo – 19,1 kgfm a 3500 rpm;
Potência Máxima – 6400 rpm;
Tração – Dianteira;
Alimentação – Injeção Multiponto;
Direção – Hidráulica;
Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho;
Embreagem – Monodisco a seco;
Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras;
Peso – 1250 kg;
Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
Suspensão traseira – Independente braço arrastado – Mola helicoidal;
Comprimento – 4430 mm;
Distância entre-eixos – 2595 mm;
Largura – 1745 mm;
Altura – 1415 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 8,6 Segundos;
Velocidade máxima – 212 km/h;
Consumo: Cidade 7,9 km/l – Estrada 10,6 km/l;
Autonomia: Cidade 498 km – Estrada 668 km;
Porta malas – 318 Litros;
Carga útil – Não informado;
Tanque de combustível – 63 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 333.872,00;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.