fbpx
Pular para o conteúdo

Uno Mille ELX 94 1.0 O popular mais elástico até aquele ano

Compartilhe

Eles chegaram ao Brasil, no início da década de 1990, os modelos 1.0 foram sucesso absoluto, mas ainda eram pouco eficientes e nada elásticos, mas o Uno Mille ELX 94 começou a mudar a história.

Anúncio

Chevette Junior, Gol 1000, Escort Robby e Uno Mille, abriram a temporada de caça, ao que seria a fatia mais rica da indústria automobilística brasileira, mas todos eram pouco elásticos e muito lentos, o primeiro a dar um passo significativo, se tornando um pouco mais ágil, foi o Uno Mille ELX 94 1.0, que também vinha com novo painel e opção para limpador do vidro traseiro, ar quente e desembaçador elétrico do vidro traseiro, a montadora passava um ar de carro eletrônico, mas na prática ainda era carburado.

Quem dirigiu os modelos 1.0 até 1993, independente da montadora ou modelo, tinha a sensação de estar dirigindo, um carro compacto da década de 1960, lentos e amarrados, sem dúvida o Chevette Junior foi o mais lento da categoria, a Fiat foi a que mais evoluiu entre 1990 e 1994, começou com o Uno Mille 1.0 oficialmente com velocidade final de 139 km/h e indo de 0 a 100 em 17,4 segundos, mas na prática o carro era bem mais lento, dificilmente chegava a 125 km/h , e aceleração de 0 a 100 levava algo próximo a 20 Segundos.

A segunda geração em 1992 o Uno Mille Eletrônic, que de eletrônico só tinha o nome, era um pouco mais elástico, ainda uma versão carburada, em altas rotações já oferecia um torque um pouco mais suave, o conjunto motor e câmbio ficou ligeiramente mais elástico, e velocidade final maior e mais dentro da verdade.

Já a versão Uno Mille ELX 94 1.0, foi o modelo popular mais elástico e rápido até aquele ano, alcançando 149 km/h de velocidade final real e indo de 0 a 100 em bons 18,2 segundos, mas também ainda utilizava carburador.

Desempenho

O motor Fiat Fiasa entregava bons 56,1 cv, sem dúvida era a versão 1.0 mais rodada e testada do mercado, vindo já desde a década de 1970 como motor 1050 do Fiat 147, era muito confiável.

A versão Uno Mille ELX, foi tão eficiente que se tornou a precursora do domínio da montadora italiana no mercado dos populares.

O conjunto carroceria, chassis e suspensão era o melhor entre os populares, muito bom de curvas, mesmo com piso molhado, em retas em altas velocidades se mantinha bastante estável.

Acabamento Externo

Frente com faróis retangulares de perfil fino, embutidos em um mesmo conjunto com as setas;

Grade de ar do motor na cor do carro;

Para-choque envolvente na cor preto;

Retrovisor satélite na cor preto, opcional para ajuste mecânico interno;

Maçanetas das portas pretas embutidas;

Friso lateral emborrachado;

Rodas de aço tradicionais família Uno com calotas de plástico;

Tampa do porta malas com o logo Uno ELX;

Lanternas traseiras tricolor;

Limpador do vidro traseiro – Opcional

Acabamento Interno

Painel tradicional Fiat, com mostradores básicos;

Alavanca de comando próximos a mão do motorista;

Volante espumado de 4 raios;

Ventilador de três velocidades;

Ar – quente;

Acendedor de cigarros;

Ajuste mecânico dos retrovisores;

Acabamento de bancos e portas em vinil ou tecido plástico;

Bancos dianteiros com encosto de cabeça com regulagem de altura;

Assoalho e porta – malas acarpetados;

Desembaçador elétrico do vidro traseiro.

Ficha Técnica – Uno Mille ELX 94 1.0

Carroceria hatch.

Compacto.

Duas portas.

Motor Fiat Fiasa 1.0.

Cilindros 4 em linha.

Tuchos mecânicos.

Tração dianteira.

Combustível Gasolina.

Carburador.

Direção Simples.

Câmbio manual de 5 marchas.

Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.

Peso 840 kg;

Potência 56,1 cv.

8,2 kgfma a 3250 rpm;

De 0 a 100 – 18,2 segundos;

Velocidade máxima 149 km/h;

Consumo Cidade 10,2 km/l Estrada 14 km/l;

Autonomia: Cidade 510 km – Estrada 700 km;

Porta malas 290 Litros;

Carga útil 400,

Tanque de combustível 50 Litros.

Valor atualizado Aproximado – R$ 73.102,00;

Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.

Carros Antigos – Uno quadrado

4 comentários em “Uno Mille ELX 94 1.0 O popular mais elástico até aquele ano”

  1. Tenho um identico à esse das fotos, está com 193 mil kms rodados, e é claro não está impecável como este ai né, mas garanto que está muitíssimo bem conservado pois sou muito cuidadoso com ele. Está inteirinho original, a única coisa que não está funcionando é o relógio digital dele. Até acha pra comprar mas é meio caro e neste momento estou meio sem “di-dim”. Kkkk

  2. Tive um ELX igual a este, meu primeiro carro 0 km comprado em 1994 por aproximadamente R$ 8.000,00 . Existia ágio e fila de espera para comprar veículos 0 km. Era muito bom, praticamente um jipe, exigia só a manutenção básica, era leve e o motor apesar de pouca potência e torque, permitia fazer até viagens, nas quais me diverti muito na época da faculdade. Em determinada madrugada na Av. Consolação (Sampa) um opala bateu na traseira dele e amassou o seu teto, detalhe, só amassou de leve o para choque do opalão comodoro. Foi perda total. Bom carrinho.

  3. Infelizmente, tive um recentemente! Sei que é pedir demais para um carro de 23 avisa, era um ELX, mas ele consumia muito. Entendia, pela idade era compreensivo, mas o vendi porque ninguém sabia lidar com o carburador. Mas, ele é um guerreiro!

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos