Não foi apenas durante a década de 1970 que ele fez sucesso, nos dias de hoje a nova geração ainda idólatra o gigante esportivo da Ford.
O Ford Maverick GT 302 1976, era equipado com o grande, valente e robusto motor 5.0 de 199 CV, força de uma picape de médio porte e agilidade de um verdadeiro esportivo puro sangue Ford, atingindo velocidade final real de 182 Km/h, e indo de 0 a 100 em incríveis 10,8 segundos, números bastante significativo para um modelo que pesava quase 1400 KG, e ainda vinha com opcional para ar – condicionado, um verdadeiro luxo para a época.
Uma coisa era quase unanimidade, o desenho do Ford agradava bastante o mercado nacional, com um ar esportivo, bem estilo Tio Sam, era o sonho de consumo dos jovens e do público de meia idade.
Nos dias de hoje, o modelo ainda causa o mesmo frisson ao ser visto nas ruas, mesmo para o público jovem que não viveu a época, o carro se manteve com um visual atualizado para os olhos de quem aprecia uma verdadeira raridade esportiva.
Desempenho
Mesmo pesando 1390 KG, atingia a velocidade final de 182 Km/h reais, entregando ótimos 199 CV de força;
O câmbio 4 marchas era de engates precisos, as relações não eram muito curtas, mesmo assim não perdia a esportividade;
A suspensão era eficiente, mas em curvas de alta, o modelo balançava, o problema só foi resolvido em 1976 com um novo sistema de freios e suspensão;
O sistema de freios era com discos ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, entre 1976 e 1977, ganhou nova atualização ficando mais eficiente e seguro.
Acabamento Externo
Cor, verde oasis metálico;
Frente com faróis redondos, de lentes boleadas;
Grade de ar estilo colmeia;
Faróis de neblina embutidos na grade de ar;
Para – choques em lâminas de aço, cromados;
Setas dianteiras abaixo do para – choque;
Brasão Ford Maverick, na grade de ar do motor;
Faixa preta em toda a extensão lateral, com o logo “302 – V8”;
Logo “Maverick GT” na lateral do para – lama dianteiro;
Maçanetas cromadas;
Retrovisores estilo GT, com ajuste manual;
Faixa preta esportiva, sobre o capô dianteiro;
Rodas de aço família Ford, com grandes calotas cromadas;
Lanternas traseiras bicolor, com luz de ré, embutida em uma moldura cromada.
Acabamento Interno
Painel preto em vinil, moderno e de fácil visualização, com conta – giros e relógio analógico, próximo a alavanca de marchas;
Acendedor de cigarros;
Cinzeiro embutido no painel;
Rádio AM Ford/Philco;
Volante esportivo de dois raios, com revestimento em couro costurado a mão;
Ventilador;
Ar – quente;
Ar – condicionado;
Acabamento de bancos e portas em vinil, imitação de couro, ” Acabamento Dixie”.
Acionamento dos vidros manual basculante;
Assoalho acarpetado;
Porta malas com forração emborrachada.
Ficha Técnica – Maverick GT 1976
Carroceria coupé; Porte Grande; 2 portas; Motor .Windsor 302 5.0; Cilindros 8 em V; Longitudinal; Tuchos Hidráulicos; Tração traseira; Combustível Gasolina; Carburador; Direção Simples.
Câmbio manual de 4 marchas; Embreagem monodisco a seco; Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso 1390 KG; Potência 199 CV; Potência Máxima 4600 RPM.
Aceleração De 0 a 100 – 10,8 Segundos; Velocidade máxima 182 KM/h; Consumo Consumo na Cidade 4,5 KM/L – Estrada 6 KM/L; Porta malas 417 Litros; Carga útil Não informado. Tanque de combustível 100 Litros;
Preço atualizado Não Informado; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Galeria de Fotos – pastore Car Collection
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.
Top