fbpx
Pular para o conteúdo

Voyage antigo restaurado em alto padrão a versão LS 1983 de volta a vida

Voyage antigo
Compartilhe

Voyage antigo restaurado em alto padrão a versão LS 1983 de volta a vida, o compacto Volkswagen que foi sonho de consumo no início dos anos 1980, começa a ganhar mais espaço no mercado de carros antigos.

Ele chegou as concessionárias em maio de 1981, logo caiu no gosto dos fãs de compactos e da montadora alemã, com um visual atraente. Mas o que mais chamou a atenção do sedan do projeto BX da Volkswagen, foi o motor BR 1.5 refrigerado a água, o mesmo que equipava a família VW Passat.

O conjunto propulsor foi o grande trunfo da montadora no marketing da época. O que mais se ouvia falar tanto nas ruas, como nas principais revistas automotivas era, “o novo Gol sedan foi lançado com o motor do Passat”.

O carro causou um grande frisson no mercado, já o irmão hatch lançado no ano anterior, ainda amargava a maldição do motoro Boxer refrigerado a ar. Em 1983 ano do modelo da nossa matéria, a montadora equipa o Voyage com o moderno motor MD-270 1.6, mais robusto mais rápido e com um tempo de vida útil maior.

Entre os anos de 1982 e 1983 o VW Voyage, VW Passat e o Ford Del Rey, passaram a ser os carros com seguro total mais caro do Brasil, entre os médios e compactos. O motivo era o sucesso, os modelos vendiam tão bem, que se tornaram o principal alvo dos ladrões.

Uma das principais revistas automotivas da época, fez uma matéria sobre o assunto, e estampou na capa, “cuidado dos de Voyage, Passat e Del Rey, os ladrões estão a solta”. Consequentemente bancos e seguradoras, deitaram e rolaram nas vendas de seguros.

Voltando a falar do Voyage antigo da nossa matéria, o exemplar foi restaurado em alto padrão pela clássicos Premium. Tecido original dos bancos e portas, interior totalmente original, incluindo forrações e teto, o painel nunca foi instalado rádio. Pintura com acabamento Premium. Além dos vidros ainda originais.

No mercado de carro antigo, o Voyage assume um posicionamento econômico no mesmo padrão da família Chevette, mas uma unidade que passou por um processo de restauração classe A, como o da matéria, a avaliação de valores, depende muito da política de cada colecionador.

Voyage antigo

Ficha Técnica – Voyage antigo – Versão LS – Ano 1983

Carroceria – Sedã; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – MD-270 1.6; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Álcool; Potência – 81 cv; Peso Torque – 69,6 kg/kgfm; Cilindrada – 1588 cm³.

Torque máximo – 12,8 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação –  Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 marchas com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco.

Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 891 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal.

Comprimento – 4083 mm; Distância entre-eixos – 2358 mm; Largura – 1601 mm; Altura – 1364 mm; Aceleração de 0 a 100 – 15,3 Segundos; Velocidade máxima – 154 km/h; Consumo: Cidade 8,9 km/l – Estrada 15,3 km/l; Autonomia: Cidade 473 km – Estrada 655 km.

Porta malas – 382 Litros; Carga útil – 390 kg; Tanque de combustível – 55 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 128.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Voyage antigo
Voyage antigo

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos