fbpx
Pular para o conteúdo

Volkswagen Voyage quadrado tipo exportação 1984

Volkswagen Voyage quadrado
Compartilhe

Volkswagen Voyage quadrado tipo exportação 1984, a primeira geração exportada para países da América do Sul e África. Quando falamos em Voyage tipo exportação, a primeira coisa que vem a cabeça é o Fox de 1987.

O Voyage Fox exportado para os Estados unidos, acabou se tornando o mais conhecido. O motivo foi as mais de 2000 mudanças que o carro recebeu para ser comercializado na terra do Tio Sam.

Entre elas, ar condicionado de série, painel satélite com conta giros, motor AP 1.8 com injeção eletrônica multiponto, direção hidráulica, trio elétrico e catalizador, além de diversas outras novidades.

O Voyage Fox em 1987 oferecia tudo que o Voyage comercializado no Brasil não tinha. Mas a história do Volkswagen Voyage quadrado tipo exportação, começou em 1981.

Quando a marca em seu lançamento, enviou algumas unidade ainda na carroceria 2 portas, com os motores MD – 270 1.6 a Diesel e gasolina para a Argentina, rebatizado de VW Gacel, mas as exportações em massa começaram apenas em 1983.

Galeria de Fotos 1 – Imagens lartbr.com.br

Lembrando que entre os anos de 1981 e 1982 aqui no Brasil o Voyage quadrado ainda utilizava os motores BR 1.5, os modelos com os motores 1.6 eram só para exportação.

Em 1983 começam as exportações em massa para diferentes países a América do Sul, América central e África. No geral entre 1983 e 1985 as unidades tipo exportações eram exatamente como a da matéria.

Mas dependendo das exigências e legislação de cada país, o carro recebia diferentes equipamentos, como ar condicionado, faróis de neblina, até direção hidráulica e encosto de cabeça no banco traseiro.

O que mais chama a atenção nos exemplares tipo exportação, é a impressionante beleza do acabamento interno, com estofamentos muito semelhantes ao do Passat iraquiano, além do relógio digital do Gol GT.

Galeria de Fotos 2 – Imagens lartbr.com.br

Desempenho

O motor VW MD – 270 1.6, o mesmo que equipava a família Passat, era confiável, elástico, bom na cidade e na estrada, atingindo velocidade final real de 154 Km/h.

Na cidade era ágil, com um consumo baixo 8,6 km/l com álcool, o câmbio 5 marchas de relações longas e engates precisos, dava um ar todo esportivo ao carro.

Na estrada, era muito eficiente e seguro em ultrapassagens e retomadas, o câmbio 4 marchas deixava o carro ágil e muito eficiente.

O conjunto do projeto, era muito eficiente tanto em curvas de alta, como em retas em altas velocidades, um compacto estável em confiável.

Galeria de Fotos 3 – Imagens lartbr.com.br

Acabamento Externo

Faróis –  Faróis quadrados de lentes planas; Setas dianteiras – Embutidas no mesmo conjunto dos faróis; Para – choques –  Em lâminas de aço carbono na cor grafite; Faróis de neblina – Não;

Grade de ar do motor – Com frisos na horizontal na cor grafite, e o logo “1.6”; Retrovisores Externos – Com ajuste manual;

Frisos – emborrachado em toda a extensão lateral do carro; Rodas – Originais de aço 175/70 R13; Maçanetas – Na cor grafite, com detalhe cromado; Logo – Voyage, Na tampa do porta – malas;

Lanterna Traseira – Tricolor tradicionais da família Voyage quadrado; Bagageiro – Não; Teto Solar – Não; Limpador do vidro traseiro – Não.

Galeria de Fotos 4 – Imagens lartbr.com.br

Acabamento Interno e Instrumentos

Painel – Com mostradores em escala quadrada com conta giros; Conta – giros – Sim; Acabamento do painel – Em vinil na cor grafite; Volante – Espumado de dois raios; Sistema de som – Sim; Ventilador – Sim;

Ar – condicionado – Não; Ar –  quente – Opcional. Luz de leitura – Não; Relógio – Digital; Acendedor de cigarros – Sim; Cinzeiro – Sim; Acionamento dos vidros – Manual basculante;

Sistema de travamento das portas – Mecânico.; Ajuste dos retrovisores externos – Manual; Acabamento dos bancos – Em fino tecido aveludado com estampas personalizadas;

Acabamento das portas – Em veludo; Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não; Banco traseiro – Sem acessórios; Encosto de cabeça – Para dois passageiros com regulagem de altura nos bancos dianteiros.

Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim; Assoalho – Acarpetado; Porta-malas – Acarpetado.

Vídeo Volkswagen Voyage quadrado tipo exportação 1984

Volkswagen Voyage quadrado
Ficha Técnica – Volkswagen Voyage quadrado tipo exportação 1984

Carroceria – VW Sedã; Porte – Compacto; Portas – 4; Motor –  MD-270 1.6; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 72 cv.

Peso Torque – 82,2,6 kg/kgfm; Cilindrada – 1588 cm³; Torque máximo – 12,2 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação –  Carburador; Direção – Simples.

Câmbio – Manual de 4 marchas com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 891 kg.

Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal; Comprimento – 4083 mm; Distância entre-eixos – 2358 mm; Largura – 1601 mm; Altura – 1364 mm.

Aceleração de 0 a 100 – 15,6 Segundos; Velocidade máxima – 150 km/h; Consumo: Cidade 9 km/l – Estrada 15 km/l; Autonomia: Cidade 540 km – Estrada 750 km; Porta malas – 382 Litros; Carga útil – 390 kg; Tanque de combustível – 55 Litros.

Volkswagen Voyage quadrado
Volkswagen Voyage quadrado

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

carros antigos
carros antigos

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos