Volkswagen K70 o primeiro Volkswagen refrigerado a água

Compartilhe

Para quem pensa que os primeiros modelos Volkswagen na Alemanha refrigerados a água foram o Passat e o Golf, esta enganado, olha ai o K70 1.6 de 70 cv, um projeto da irmã pobre da VW a NSU, que chegou ao mercado em 1969 já como modelo 1970

Quando olhamos a imagem do carro, em um primeiro momento temos a impressão de ser um Lada Laika, mas na verdade é um sedã Volkswagen de médio porte de 1970, o equivalente ao nosso VW Santana dos anos 1980.

O carro foi criado para ser mais um membro da família NSU, mas os engenheiros da irmã rica VW, gostaram tanto do projeto que uniram o útil ao agradável, precisavam de um modelo para fazer a transição da geração de motores refrigerados a ar, para motores refrigerados a água, nasce o K70, o nome é uma referência a potência do carro 70 cv.

O modelo foi um sucesso de vendas entre o ano de 1970 e o início de 1973, mas após a chegada dos novos projetos, VW Passat, Golf e do Scirocco Karmann, o K70 perdeu seu espaço, sem contar a concorrência direta com o primo chique, o Audi 100, com isso foi descontinuado em 1975.

Mas o que mais chamava a atenção, era o painel extremamente moderno para a época, até os dias de hoje podemos considerar um painel atualizado.

Acabamento externo

Frente com faróis retangulares ou faróis duplos, conforme o ano e modelo.

Grade de entrada de ar e logo VW semelhantes ao do nosso Passat anos 70.

Carroceria 4 portas.

Lateral semelhante aos modelos Audi.

Traseira lembrava muito os Lada Laikas dos anos 90.

Lanternas traseiras semelhantes ao do nosso GOL quadrado, as mesmas lanternas foram usadas aqui no Brasil na Variant TL.

Para-choques cromados de lâminas fina.



Acabamento interno

Painel com mostradores bonitos e eficientes, extremamente moderno para a época, mostradores de nível de combustível, temperatura do motor, conta-giros e velocímetro.

Volante de 4 raios nos modelos top com forração de couro, nos modelos básicos volante de 3 raios.

Bancos em couro com encosto de cabeça a partir de 1973.








Ficha Técnica – Volkswagen K70

Motor VW refrigerado a água 1.6;

70 cv;

Peso 1100 kg;

De 0 a 100 em 13 segundos;

Velocidade máxima 170 km/h















Motor Tudo – Volkswagen K70 1.6 1970/1975.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.

Carros dos anos 70 – Carros Clássicos brasileiros.

Deixe uma resposta