Volkswagen Fusca série ouro


Quando a montadora Volkswagen decidiu descontinuar o Fusca em 1996, foi lançada uma série especial de 1500 unidades.

Após seu segundo lançamento no início dos anos 90 a Volkswagen manteve no mercado o Fusca até o ano de 1996, mas com o avanço dos populares 1.0, Fiat Uno, Gol 1000 e Escrot Robby, o nosso besouro perdeu terreno no mercado dos populares.

Outro fator que ajudou na decisão de descontinuar o carro, foi o fato do Fusca perder a concessão de carro popular que era dado pelo governo para que a Volkswagen mantivesse o carro em produção, as montadoras Fiat e Chevrolet também exigiram do governo descontos em impostos para seus carros 1.6 e de menor cilindrada, descontos que eram apenas dados aos carros 1.0 e uma exceção dada ao Fusca que era motor 1.6.

Mas antes de montadora tirar o carro de linha, lançou uma série que entrou para a História, as ultimas 1500 unidades produzidas foram vendidas, e todos os compradores tiveram seus nomes inscritos em um livro de ouro que fica guardado no museu da montadora.

A série especial veio com os mostradores do painel com fundo branco, bancos esportivos os mesmo que equipavam o Volkswagen Pointer, faróis de neblina, volante anatômico, desembaçador traseiro e vidros verdes.


Um detalhe interessante, quando o Fusca foi relançado no Brasil no final de 1993 com o chamado projeto Itamar, ele enfrentaria um problema sério que seria o desenho dos carros dos anos 90 que eram com a frente em cunha, e arredondados como o Gol bolinha.

Mas a montadora não deixou barato, montou uma campanha de marketing muito bem sucedida com o seguinte slogan “Ué, a tendência não são linhas arredondadas?” e deu muito certo.

Segue abaixo o catálogo publicitário da época.


Motor Tudo – Fusca Série ouro 1996.

Carros dos anos 90.

Please follow and like us:

2 comentários sobre “Volkswagen Fusca série ouro”

  1. Carro muito bom. E ano 96, muito procurado no mercado.

Deixe uma resposta