fbpx
Pular para o conteúdo

Vídeo Variant 1970 um colecionável no mínimo de respeito

Vídeo Variant 1970
Compartilhe

Hoje, nós vamos ao ano de 1970, falar sobreo Volkswagen Variant frente alta, o modelo mais desejado pelos colecionadores e amantes da linha Volkswagen 1.600. Na prática o Variant é um derivado do VW 1600, o SW Sedan três volumes.

O modelo vinha com um motor boxer 1.600, montado na famosa posição plana, que dava ao carro um nível de ruído interno mais tolerante do que um Fusca. No acabamento externo a unidade vinha equipada com faróis retangulares, montados na posição horizontal, para-choques em aço carbono cromados e as setas dianteiras eram posicionadas nas laterais dos para-lamas, retrovisor metálico, lanternas traseiras bicolor, logo “Volkswagen 1.600” e logo “Variant” posicionados na tampa do porta-malas que era também a mesma tampa de acesso ao motor.

Mas o que mais chama a atenção nesta unidade é o acabamento interno na cor marrom e o painel com aplique em madeira jacarandá. O painel vinha com mostradores em escala circular com molduras cromadas e opcional para o relógio analógico que acompanha esse modelo. Ainda sobre o painel, o acabamento era em courvin como aplique de imitação de madeira jacarandá.

Os banco também eram em courvin na cor marrom, mesma tonalidade utilizada no acabamento das portas que vinha com detalhes cromados, o volante era na cor preta de plástico injetado de dois raios e o brasão da montadora ao centro com a meia-lua cromada para o acionamento da buzina, e para os fãs da família Volkswagen, esse estilo de volante foi o mais elegante da história da montadora aqui no Brasil.

O acionamento dos vidros era manual basculante, o travamento das portas era mecânico e o ajuste dos retrovisores externos também era manual.

Agora quanto ao desempenho, ele entregava o que o compacto prometia para início da década de 1970, com velocidade final real de 135km/h, aceleração de 0 a 100 em 20 segundos e a potência do motor com 65 CV. O consumo médio na cidade era de 7km/L e na estrada 9km/L, o que são bons números para um SW compacto do início da década de 70.

Sobre o mercado da época, o Volkswagen Variant foi classificado pela montadora como compacto até 1977, posteriormente quando surgiu o VW Variant II, o modelo foi reposicionado para um modelo médio, e ainda em 1970, uma unidade 0km não saia de dentro de uma concessionária por menos de R$ 72.000 reais ou mais, valores atualizados para o primeiro semestre do ano de 2021.

Vídeo Variant 1970 um colecionável no mínimo de respeito
Vídeo Variant 1970 um colecionável no mínimo de respeito

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos