fbpx
Pular para o conteúdo

Variant vermelha 1973 o SW rei dos seminovos e usados durante toda a década

Variant vermelha
Compartilhe

Variant vermelha 1973 o SW rei dos seminovos e usados durante toda a década. Ano da chega ao mercado o irmão VW Brasília e do Chevrolet Chevette, e que o utilitário família refrigerado a ar ainda era um sonho de consumo.

O modelo apesar de ser posicionado pela Volkswagen como uma perua compacta, tinha o preço da unidade zero km bastante salgado, algo próximo dos R$ 105.000,00 em valores atualizados, um produto apenas ao alcance da classe média da época.

No início da década de 1970, ainda sem muita concorrência no mercado dos compactos e peruas, as vendas iam de vento e popa. É fácil ver unidades rodando em grandes quantidades em vídeos da época, um país dominado pelos modelos Volkswagen refrigerados a ar.

Com a chegada do Volkswagen Brasília e do Chevrolet Chevette, as vendas começaram a cair. Mas o Volkswagen Variant acabou se tornando a alegria da classe trabalhadora, no segmento dos seminovos e usados, era um dos modelos de maior rotatividade nos pátios de lojistas ao lado do irmão Volkswagen Fusca.

Em 1973 o mercado estava focado nos novos compactos recém chegados, e na briga dos médios de luxo, Ford Corcel e Dodge 1800, além da expectativa do lançamento do VW Passat em 1974. Com isso os valores do SW Volkswagen no mercado dos seminovos e usados acabou ficando mais atrativo.

Então para operários dos grandes centros, comerciantes, e outros segmentos, que precisavam de um bom carro, mas não alcançavam um produto zero km, o VW Variant se tornou a melhor opção do mercado. De manutenção descomplicada e relativamente barata e de fácil revenda, e com um público bastante específico para a cor da unidade Variant vermelha.

O motor VW boxer 1600 no VW Variant era montado na famosa posição “Baixa”, que dava um torque mais suave, diminuindo levemente o nível de ruído interno. O conjunto do projeto, também era de desempenho modesto, em curvas de alta, com o carro pesado era sempre bom o motorista ficar atento a saídas repentinas de pista.

Variant vermelha

Ficha Técnica – Variant vermelha – Ano 1973

Carroceria – VW SW; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 65 cv.

Peso Torque – 79,2 kg/kgfm; Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 12 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 950 kg; Suspensão dianteira – Independente, braço arrastado – Barra de torção.

Suspensão traseira – Independente, semieixo oscilante – Barra de torção; Comprimento – 4320 mm; Distância entre-eixos – 2450 mm; Largura – 1580 mm; Altura – 1430 mm; Aceleração de 0 a 100 – 23,1 Segundos.

Velocidade máxima – 138 km/h; Consumo: Cidade 7 km/l – Estrada 9 km/l; Autonomia: Cidade 280 km – Estrada 360 km; Porta malas – 200 Litros; Carga útil – Não Informado; Tanque de combustível – 40 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 105.000,00.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Variant vermelha
Variant vermelha

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos