Maverick Perua V8

Compartilhe

No meio dos anos 70 com o Opala Caravan disparando nas vendas sem um concorrente nacional direto, uma concessionária Ford paulistana resolveu o problema e criou o Maverick perua V8.

A concessionária Souza Ramos resolveu estender o teto do Maverick até o final do chassis, colocando uma tampa traseira com um desenho baseado nas Peruas norte americanas, nas laterias vidros de uma SW, assoalho reforçado, suspensão traseira com amortecedores a gás, e pronto a mágica estava feita, a Chevrolet Caravan ganhou uma concorrente a altura.

Os dois principais diferenciais da nova SW da Ford, eram os bancos com espaço para 6 passageiros, e o valente motor Ford V8.

O Maverick tanto na versão tradicional, como também na figura de um SW tinha um desempenho invejável, muito ágil, ótima de velocidade final, mesmo com 6 adultos e porta malas cheio, na estrada praticamente não perdia o desempenho.

Vinha equipada com ar-condicionado, que era um luxo para a época, direção hidráulica e opcional para câmbio automático.

O SW da Ford também tinha seu calcanhar de aquiles, o preço de compra era maior que o da Carava, e seu consumo não era nada modesto, se você quisesse andar a 160 KM/h o carro aceitava sem reclamar mas tinha um preço nada amigo ao parar para abastecer.

Mas se analisarmos, quem tinha dinheiro para investir em um SW tão caro, não estava muito preocupado com o preço da gasolina.

Por dentro o acabamento era digno de um esportivo de luxo, espaçoso, com bancos e forração das portas e do teto com imitação de couro.

O painel era completo, com conta-giros, pressão do óleo, temperatura do motor e radio AM.


Por fora o luxo e o glamour dos esportivos norte americano dos anos 60/70, era o tipo de carro que parava o trânsito para ser admirado.





Motor Tudo – Ford Maverick Perua V8 – 1978.

Ficha Técnica – Sem transformação

Carroceria Coupé.

Grande porte.

Duas portas.

Motor Windsor 302

Cilindros V8 5.0.

Tração Traseira.

Combustível Gasolina.

Carburador.

Direção Hidráulica.

Câmbio manual de 4 marchas.

Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.

Peso 1390 KG.

Potência 199 CV.

De 0 a 100 – 10,8 Segundos.

Velocidade máxima 190 KM/h.

Consumo Cidade 4,5 KM/L Estrada 6 KM/L – Com o carro sem carga.

Porta malas 417 Litros.

Carga útil Não informado.

Tanque de combustível 100 Litros.

Preço atualizado Não informado.

Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.

Carros dos anos 80.

Um comentário sobre “Maverick Perua V8”

Deixe um comentário