Lada Laika 1.6 sedã, veio da Russia com a dura missão de enfrentar, os sedãs Voyage, Verona, Prêmio e Chevette
Com tração traseira, motor 1.6, lataria e pintura preparada para durar mais de uma década, bom para cidade e campo, barato, manutenção simples e barata, mesmo assim com todos os atributos, ele mais parecia que faria papel de um filme, “Missão Impossível”, concorrer com os sedãs brasileiros que se atualizavam a cada 5 anos não era uma tarefa nada fácil.
O lada Lika tinha uma tecnologia adaptada dos antigos Fiats que reinaram por décadas na antiga União Soviética, tecnologia pós guerra, a unica coisa que os amigos Russos fizeram foi atualizar conforme as condições, mas em um país onde não havia concorrência as coisas meio que pararam no tempo.
O maior problema do carro era seu desenho ultrapassado, lembrava muito o VW 1600 o famoso Zé do Caixão, não atraia o público.
O acabamento interno lembrava muito os Volkswagen dos anos 70, bancos em tecido simples ou napa, “imitação barata de couro” painel em vinil simples, velocímetro, mostrador do combustível e na versão top mostrador de temperatura do motor.
O carro acabou sendo comprado por empresas de pequeno e médio porte, e muitos taxistas também viram uma ótima oportunidade, a relação custo benefício para este tipo de serviço era muito boa.
A empresa em 6 anos vendeu pouco menos de 80.000 carros contando todos os modelos e versões da montadora.
Após o fim da produção no Brasil, muitos pilotos amadores e profissionais, correram para comprar o carrinho, que em determinadas situações era ótimo para um rally amador.
Imagens site bestcars.com.br
Ficha Técnica – Lada laika 1993
Carroceria sedã;
Porte Compacto;
4 portas;
Motor Lada 1.6;
Cilindros 4 em linha;
Longitudinal;
Tuchos mecânicos;
Tração Traseira;
Combustível Gasolina;
Carburador;
Direção simples;
Câmbio manual de 5 marchas;
Embreagem monodisco a seco;
Freios a disco solido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso 1031 KG;
Potência 73 CV;
Potência Máxima 5200 RPM;
De 0 a 100 – 14,4 Segundos;
Velocidade máxima 144 KM/h;
Consumo Consumo na Cidade 8,6 KM/L – Estrada 12,4 KM/L;
Porta malas 255 Litros;
Carga útil 400;
Tanque de combustível 39 Litros;
Preço atualizado Não informado;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Motor Tudo – Lada Lika
O melhor carro médio da época. Preco,mecânica e conforto.Foi boicotado pela midia.Ate hoje.