fbpx
Pular para o conteúdo

Gol quadrado GLS a versão exportação que confundiu muita gente

Gol quadrado GLS
Compartilhe

Gol quadrado GLS a versão exportação que confundiu muita gente: Entre os nos de 1980 e 1994, durante toda a geração Gol quadrado, aqui no Brasil, a marca focou nas versões de entrada, intermediárias, séries especiais e as versões esportivas, GT, GTS e GTi.

As versões GLS ficaram por conta do Volkswagen Voyage quadrado e Volkswagen Parati quadrada. No Gol quadrado a marca utilizava como versão top de linhas as configurações esportivas.

Nos anos de 1986 e 1989, a Volkswagen utilizou dois códigos para a versão LS e GL, “LS cód 1” “LS Cód 2”. Em 1989 “GL Cód 1 e “GL cód 2”. As configurações Cód 2, traziam de série todos os opcionais e um algo a mais que as versões com Cód 1.

Mas por que alguns brasileiro dizem ter visto ou até, ter adquirido um Gol GLS principalmente entre os anos de 1985 e 1986? O Brasil exportou pra alguns países da América do Sul, América Central, América do Norte e África, o modelo a partir de 1984.

Em cada país recebia um nome diferente, mas em países como Uruguai, o hatch compacto da Volkswagen teve exportações em alguns períodos com o nome Volkswagen Gol. E oferecia versões mais completas entre elas a GLS. As imagens da matéria são apenas ilustrativas.

Galeria de Fotos 1 – Imagens Pastore Car Collection

Provavelmente raríssimos exemplares tipo exportação que acabaram vendidos no Brasil, tinham a versão GLS, isso explica muitos acharem que o Gol quadrado GLS existiu em larga escala em nosso país.

A versão do Gol mais completa que existiu por aqui foi a de 1992, O Gol GL 1.8, que trazia de série conta giros e opcional para tiro elétrico, já em 1993 a marca retira o conta giros e retorna com o relógio analógico no painel.

Acabamento externo – Gol GL 1.8 1994

Frente com faróis retangulares.; Para-choque envolvente na cor cinza.; Rodas de liga-leve cromadas.; Retrovisor panorâmico com controle interno mecânico, opcional para elétrico.

Limpador e desembaçador do vidro traseiro.; Lanternas traseiras retangulares, tricolor, grandes e muito eficientes. Friso lateral na cor dos para choques e opcional para faróis de neblina embutidos no para choque.

Acabamento Interno

Painel satélite, com relógio analógico, faltou um conta-giros. Volante espumado de dois raios. Acabamento das portas em vinil na cor cinza. Bancos com forração em tecido exclusivo VW.

Acionamento dos vidros manual basculante. Ar-Condicionado, ar quente, bancos em tecido plástico, banco traseiro rebatível, Rádio AM/FM + Toca Fitas, travas das portas com acionamento mecânico, opcional elétrico.

Galeria de Fotos 2 – Imagens Pastore Car Collection

Ficha Técnica o Gol quadrado 1994 – versão GL

Carroceria – Hatch; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor –  Volkswagen AP 1.8; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina.

Potência – 96 cv; Peso Torque – 62,50 kg/kgfm; Cilindrada – 1781 cm³; Torque máximo – 15,2 kgfm a 3400 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação –  Carburador.

Direção – Simples; Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.

Peso – 950 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal; Comprimento – 3810 mm; Distância entre-eixos – 2358 mm.

Largura – 1601 mm; Altura – 1350 mm; Aceleração de 0 a 100 – 10,3 Segundos; Velocidade máxima – 170 km/h; Consumo: Cidade 7,5 km/l – Estrada 11,8 km/l; Autonomia: Cidade 412,5 km – Estrada 649 km. Porta malas – 146 Litros; Carga útil – 390 kg; Tanque de combustível – 55 Litros.

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

Carro antigo bonito
Carro antigo bonito

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos