fbpx
Pular para o conteúdo

Gol GTS em 2024 completa 30 anos do fim da produção

Gol GTS
Compartilhe

Gol GTS em 2024 completa 30 anos do fim da produção: O esportivo compacto carburado mais bem sucedido da história do Brasil.

Anúncio

Lembrando que, os esportivos VW Passat GTS 1.8 Pointer, Escort XR3 e Chevrolet Kadett, eram modelos de médio porte. O Gol GTS reinava entre os compactos ao lado do Uno 1.5R e 16R.

Em 1980 já como modelo 1981 a Chevrolet arriscou com o Chevette hatch S/R, um esportivo com motor 1.6, muito equilibrado, e com um visual bastante atraente.

Mas o esportivo da Chevrolet ficava apenas no visual. No que se refere ao desempenho e esportividade do conjunto propulsor o carro não era tão atraente em velocidade final e aceleração.

Ainda existia o Fiat 147 Rallye, um compacto equilibrado, atraente e com um preço bem atrativo para os padrões da época, mas também a esportividade não passava do visual.

Gol GTS
Gol GTS

A Volkswagen após ter descontinuado seu último esportivo compacto o SP2 em 1976, ficou sem um representante dentro da categoria. Seu único esportivo passa a ser o Passat TS.

O esportivo médio da VW era muito eficiente e equilibrado, com um desempenho de um verdadeiro esportivo nacional, mas o preço era muito salgado.

A saga do Gol GTS, começou em 1983, quando a Volkswagen do Brasil, pediu consentimento para a sua matriz, em lançar um novo esportivo compacto refrigerado a água na plataforma da linha BX.

O modelo seria equipado com o novo motor MD – 280 1.8 que chegaria ao mercado em 1984, a resposta da matriz foi um não.

Entre idas e vindas, a filial da marca no final de 1983, finalmente recebe o aval da Alemanha, e em 1984 nasce o Gol GT 1.8, inicialmente com câmbio 4 marchas.

Galeria de Fotos 1 – Imagens Pastore Car Collection

Ainda em 1984 deixa para trás o conjunto propulsor, MD – 280 1.8 e o câmbio 4 marcas, e passa a ser equipado no segundo semestre com o novo motor AP 1.8 e câmbio de 5 marchas.

O pequeno hatch se torna o compacto mais caro e nervoso da história do Brasil. Já em 1987 ganha a sigla GTS e o facelift no acabamento externo, em 1988 facelift no acabamento interno.

A configuração Gol GTS, acabou se tornando sonho de consumo dos jovens brasileiros, mas um modelo apenas ao alcance da classe média e média alta.

Em 1994, com a modernização dos compactos da Volkswagen, o Gol GTS faz sua despedida. Deixando uma verdadeira legião de fãs, um esportivo carburado que agradou até mesmo os críticos da montadora.

Galeria de Fotos 2 – Imagens Pastore Car Collection

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

carros antigos
carros antigos

Carros antigos

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos