fbpx
Pular para o conteúdo

Fusca saia e blusa o besouro de 1961 em uma linda configuração

Fusca saia e blusa
Compartilhe

Fusca saia e blusa o besouro de 1961 em uma linda configuração: Cores azul e branco no estilo saia e blusa, lanternas originais, Faróis Cibie, possui todas as plaquetas de identificação.

Anúncio

Rodas Tala Larga calçadas com Pneus novos, suspensão de regulagem dianteira e traseira. O modelo 1961 ainda utilizava o motor 1200, mas no processo de restauração recebeu o motor 1300, e o dínamo foi substituído por alternador.

O modelo tem acabamento interno em courvin branco, volante branco e painel na cor da carroceria. Em 1961 o VW Fusca recebe novo câmbio, com novas relações de marchas com a 1ª marcha sincronizada.

Nova relação do diferencial nova coroa e pinhão 7×31, e o painel ganhou uma alça de segurança para o passageiro, que ficou conhecida popularmente como PQP. Em freadas mais bruscas o passageiro segurava na alça e e dizia a celebre frase.

Em 1961 o besouro emplacou pouco mais de 29.000 unidades, pode parecer um número modesto, mas para um país de terceiro mundo com perfilo rural, onde ter um carro zero km literalmente era para poucos, foi um grande feito.

Galeria de Fotos 1 – Imagens rrautosantigos.com.br

Desempenho – Com dados originais de época

Estabilidade – O conjunto do projeto, era relativamente eficiente, considerando a tecnologia da época. Em curvas de alta com o piso molhado, era sempre bom o motorista ficar atendo, a saídas de pista, em retas se mantinha estável em velocidades até de 80 km/h.

Motor – O motor Volkswagen Boxer 1200, era de manutenção descomplicada e de baixo custo, mas em meses mais quentes, era necessário estar em dia com as manutenções de platinado e bobina.

Câmbio – Em 1961 o Fusca ganha um novo câmbio, com novas relações de marchas e a 1ª marcha sincronizada. Nova relação do diferencial (coroa e pinhão 7×31).

Retomadas e ultrapassagens – Atendia as expectativas para um compacto da década de 1960, mas era sempre bom o motorista negociar bem as ultrapassagens.

Consumo – A versão 1200 era o que chamamos hoje de consumo de carro popular, com ótimos 9 km/l na cidade, conforme ficha técnica no final da matéria.

Acabamento Externo

Faróis –  Redondos, de lentes boleadas, embutidos em uma moldura cromada; setas dianteiras – Acima dos para – lamas; para – choques –  Cromados, estilo cabides; grade de ar do motor – Frisada abaixo do vidro traseiro.

Retrovisores – Cromado estilo bracinho; frisos – Cromados em toda a extensão do carro; rodas – Rodas de aço tradicionais da família Fusca, com lindas calotas cônicas cromadas; maçanetas – Cromadas. Logo – “Brasão” no capô dianteiro; lanterna Traseira – Bicolor; bagageiro – Não; teto Solar – Não; limpador do vidro traseiro – Não.

Galeria de Fotos 2 – Imagens rrautosantigos.com.br

Acabamento Interno e Instrumentos

Painel – Com mostradores básicos em escala circular, embutidos em uma moldura cromada; Acabamento do painel – Em metal nas cores da carroceria;

Volante – De plástico injetado de dois raios, e meia lua cromada para acionamento da buzina; sistema de som – Não; ventilador – N/D; ar – condicionado – Não; ar –  quente – N/D; luz de leitura – Não.

Relógio – Não; acendedor de cigarros – Sim; cinzeiro – Sim; acionamento dos vidros – Manual basculante; sistema de travamento das portas – Mecânico; ajuste dos retrovisores externos – Manual; acabamento dos bancos – Em vinil.

Acabamento das portas – Em vinil; luz de Sinalização no rodapé das portas – Não; banco traseiro – Sem acessórios; encosto de cabeça – Não; desembaçador elétrico do vidro traseiro – Não; assoalho – Emborrachado; porta-malas – Emborrachado.

Ficha Técnica – Dados originais de época

Carroceria – Sedã; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – VW Boxer 1200; Cilindros – 4 Opostos horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Tuchos – Mecânicos.

Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação –  Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades, alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco.

Freios – Freio a tambor nas quatro rodas; Peso – 780 kg; Comprimento – 4070 mm; Distância entre-eixos – 2400 mm; Potência – 36 cv; Cilindrada – 1192 cm³; Torque máximo – 8,7 kgfm a 2800 rpm.

Potência Máxima – 4600 rpm; Aceleração de 0 a 100 – 49 Segundos; Velocidade máxima – 103 km/h; Consumo: Cidade 9 km/l – Estrada 13 km/l; Autonomia: Cidade 293 km – Estrada 490 km. Porta malas – 141 Litros; Carga útil – 380 kg; Tanque de combustível – 41 Litros.

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

Carro antigo bonito
Carro antigo bonito

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos