fbpx
Pular para o conteúdo

Ford Maverick azul V8 os números de unidades registradas no Detran diminuem a cada ano

Ford Maverick azul
Compartilhe

Ford Maverick azul V8 o número de unidades registradas no Detran diminuem a cada ano. O Muscle Cars, da década de 1970, que embalou as noites de muitos jovens e marmanjões que tinham muito dinheiro no bolso, está em risco.

O exemplar da matéria é um Ford Maverick V8 caracterizado GT, que passou por um processo de restauração de muito bom gosto e de muita qualidade. Um brinquedo de custo elevado, mas para quem pode pagar pela unidade, com certeza pode estar comprando um dos últimos lotes.

O modelo é a fase 1 do projeto, em seu segundo ano de produção, que durou até o primeiro semestre de 1976, já no final do mesmo ano, recebeu um significativo upgrade no eixo traseiro e freios, ficando conhecido como Maverick fase 2.

No Brasil entre 1973 e 1979 foram emplacados 108.106 unidades, em todas as suas versões, carrocerias e configurações de motor. Até o ano de 2010 estavam registrados no Detran de todo o país 7.384 unidades ainda rodando. Mas em um levantamento do Motor Tudo, estimasse que esse número já foi reduzido para pouco mias de 6.000 veículos.

Mas por que a lenda da década de 1970 está desaparecendo? O primeiro e maior fator são os chamados curiosos de plantão, que adquirem um Maverick deixam o motor com maior capacidade de potência e durante o tradicional rolezinho destroem o carro.

Outro fator são os saudosistas que não largam o osso. Verificamos no interior de SP na cidade de Avaré, em um galpão, duas unidades, um V8 duas portas e um 6 cilindros 4 portas, que já estavam em avançado estado de decomposição.

Os dois carros pertencem a Senhor Paulo um pequeno granjeiro de 83 anos. Segundo o proprietário, ele não vende os veículos porque ainda sonha um dia receber algum dinheiro e restaurar os dois exemplares. Mas pelo estado que os referidos automóveis se encontram, verificamos que já não há mais possibilidade para serem restaurados, sendo que uma das unidades já trincou ao meio, é a tradicional fratura por corrosão.

Mas o fator que mais vem influenciando a diminuição do número de Ford Maverick, é a triste realidade dos roubos cada vez mais frequentes de carros antigos. Os modelos são furtados, desmontados e suas peças vendidas no mercado negro.

Exemplares como o Ford Maverick azul V8 da nossa matéria, acaba se tronando um sobrevivente valente, para no futuro contar a história de um dos esportivos mais emblemáticos da indústria automobilística brasileira.

Ford Maverick azul

Ficha Técnica – Ford Maverick V8 – 1974

Carroceria – Ford Cupê; Porte – Grande; Portas – 2; Motor –  Windsor 302; Cilindros – 8 em V; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 197 cv; Peso Torque – 35,19 kg/kgfm.

Cilindrada – 4942 cm³; Torque máximo – 39,5 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação –  Carburador; Direção – Hidráulica; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – A disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1390 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos – Mola helicoidal.

Suspensão traseira – Eixo rígido – Feixe de molas semielípticas; Comprimento – 4580 mm; Distância entre-eixos – 2619 mm; Largura – 1791 mm; Altura – 1364 mm; Aceleração de 0 a 100 – 10,8 Segundos; Velocidade máxima – 185 km/h.

Consumo: Cidade 4,5 km/l – Estrada 6 km/l; Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 600 km; Porta malas – 417 litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 100 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 405.990,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Ford Maverick azul
Ford Maverick azul

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos