O Gol nasceu em 1980, mas algumas perguntas ficaram no ar.
O Volkswagen Gol foi lançado com a finalidade de substituir a Brasilia, tanto que seu nome no início seria Brasilia II, mas como seu antecessor só saiu de linha em 1982, não foi possível.
Uma das situações que nunca ficou muito explicada, é o por que o Gol nasceu com os mostradores do painel herdado da Variant II, que eram de difícil visualização dependendo da posição que o volante parasse e de gosto duvidoso.
Os mostradores do painel da Brasilia sua antecessora, eram mais modernos, mais atraente e de melhor visualizações, mas por algum motivo a montadora não utilizou no Gol.
Outro grande problema foi o fraco motor 1300 Box refrigerado a ar o mesmo que equipava o Fusca.
Se a Variant II era equipada com motor 1600 e a Brasilia com o motor 1500, não faz muito sentido equipar o Gol com um motor mais fraco.
Logo nos primeiros seis meses o carro demonstrou queda nas vendas e as reclamações de seus compradores aumentavam, em virtude do fraco desemprenho do carro.
Logo no ano seguinte o carro passou a ser equipado com o motor 1600 refrigerado a ar Box, mas o pesadelo do painel quadrado durou até o ano de 1987.
Ficha Técnica.
Carroceria hatch.
Compacto.
Duas portas.
Motor 1300 Box.
Cilindros 4 opostoa.
Longitudinal.
Tração dianteira.
Combustível Gasolina.
Carburador.
Direção simples.
Câmbio manual de 4 marchas.
Freios disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Peso 800 KG.
Potência 50 CV.
De 0 a 100 – 24,2 Segundos.
Velocidade máxima 129 KM/h.
Consumo Cidade 7 KM/L Estrada 12 KM/L.
Porta malas 334 Litros.
Carga útil Não informado.
Tanque de combustível 55 Litros.