fbpx
Pular para o conteúdo

1982 O fim da Brasilia

Compartilhe

Em 1982 o Volkswagen Brasilia chega ao seu fim.


Em 1982 o Volkswagen Brasilia chega ao seu fim, para dar lugar ao seu substituto Gol, que já vinha sendo fabricado e precisava de mais espaço na linha de montagem.

Desenvolvida para o mercado brasileiro, e posteriormente produzida em outros países como México, tinha o objetivo de ampliar a família Fusca, com mais espaço e mais conforto.

No ano de 1982 muitos fãs do carro protestaram através de cartas e telefonemas para a montadora, pedindo que a Brasilia não saísse de linha, mas a decisão era irrevogável, pois sua estrutura já estava muito ultrapassada para época.

A unica dúvida que ficou no ar foi que, se o Gol era o substituto da Brasilia, o por que ele herdou os mostradores do painel da variant II, que eram feios e de difícil visualização, sendo que os mostradores do painel da Brasilia 1982 eram bem mais atraentes, e de melhor visualização.

Outro detalhe que poucos sabem é que o Gol estava cotado para nascer com o nome de Brasilia II, mas o setor de marketing da montadora achou por melhor banir o nome Brasilia.



3 comentários em “1982 O fim da Brasilia”

  1. Um fato bem interessante do VW Brasilia é a versão montada no México .
    Para reduzir custos a VW Mexicana usava componentes de outros modelos como o próprio Fusca e o Golf .
    Detalhes como volante ,chave de seta ,chave de ignição ,tapeçaria e rodas 15 mesma dos modelos refrigerados a ar alemães.

    https://www.thesamba.com/vw/archives/lit/74type1brasilia_mexico.php
    https://www.thesamba.com/vw/archives/lit/1980_brasilia_mexico.php
    https://www.thesamba.com/vw/archives/lit/1981_brasilia_mexico.php

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo
147 Fiat novo que encanta colecionadores e fãs do modelo Volkswagen Passat antigo 50 anos de história Corcel branco, a versão Luxo de 1973, o fim da hegemonia entre compactos e médios Fiat 147 amarelo 1977, a montadora completa 1 ano de Brasil, com um gigantesco desafio Chevette Junior, a primeira fornada do popular 1.0 da Chevrolet em 1992 Opala Granluxo, 4 portas 1971, o primeiro ano da nova versão top de linha Fusca 1800, o tipo exportação de 1986, customizado com motor 1.8 e injeção eletrônica Ford Escort sedan, o Verona é renomeado e ganha o motor inglês Zetec 1.8 16V Volkswagen Fusca 1300 L 1978 Fusquinha Carros Brasília, a tendência de customizar unidades com teto solar e rodas estilo Porsche

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos