Se o projeto BY tivesse vingado essa seria a cara do nosso Voyage.
Antes de nascer o projeto BX que daria vida ao GOL, Voyage, Parati e Saveiro, a montadora alemã tentou trazer para o Brasil o seu carro mundial de pequeno porte, o Polo e seus derivados, Polo hatch, Derby que era o polo sedã e a Versão SW.
O problema do projeto BY foi o auto custo do projeto e a discrepância tecnológica da época, em época de regime militar todo e qualquer veículo que seria lançado no Brasil precisava ser aprovado e seu preço taxado pelo governo.
Depois de muito analisar a montadora alemã verificou que seria impossível trazer o Polo, mas as semelhanças com o nosso querido Voyage são incríveis.
As rodas de aço com calotas de ferro cromadas, maçanetas cromadas, retrovisores e os frisos lateria lembrando as versões LS e S entre 1981 e 1986.
A frente com faróis redondos e para-choques de aço cromados lembram o nosso Passat dos anos 70.
As lanternas traseiras as mesmas do nosso GOL até 1986.
O desenho da tampa e do vidro traseiro eram idênticos ao do nosso Voyage.
Os mostradores eram o mesmo da nossa Brasilia e o restante do painel só chegaria aqui no Brasil em 1988.
Se repararem na porta do passageiro o controle interno do retrovisor era o mesmo que da linha Voyage LS a partir de 1985, e os puxadores interno da porta o mesmo a partir de 1988.
Por dentro os bancos correspondiam ao nosso Voyage a partir de 1988, com um tecido mais grosso, resistente e encosto de cabeça com regulagem.
Nos anos 70 o Polo utilizava motor refrigerado a água, 1.0 – 1.4 e 1.6, conforme o modelo ano e combustível.
Motor Tudo – Volkswagen Polo 1978 sedã.
Carros dos anos 80.