Corcel II GT 1979 – 90 CV de Força

Compartilhe

No final de 1978 a Ford lança a versão mais esportiva do Corcel II, o GT 1.6 de 90 CV de força.

O Ford corcel II teve duas fases na concorrência dentro do mercado nacional, entre os anos de 1984 e 1986 por ter perdido folego no mercado, tendo poucas atualizações, passou a disputar espaço com os pequenos sedãs como Voyage, Chevette  e Fiat Prêmio.

Os modelos que na prática seriam seus concorrentes diretos Passat e Monza Hatch tiveram atualizações bem mais significativas, e ficaram um passo a frente passando a disputar um mercado a parte, os dos esportivos hatch médios.

Mas nem sempre foi assim, entre os anos de 1978 e 1982 o Corcel GT 1.6 de 90 CV de força, disputava palmo a palmo espaço entre os esportivos coupé com o badalado Passat TS 1.6.


O modelo da Ford tinha um ar esportivo, com um visual externo com pneus largos, rodas pretas em raios, faixas vermelha na lateral, nos modelos 1978/1979 setas amarelas, capô e tampa traseiras pretos, faróis de neblina retangulares abaixo do para-choque dianteiro.

Com apenas 950 Kg e 90 CV de força, com um câmbio alongado o Corcel II GT 1.6 consegui chegar próximo dos 160 KM/h, de 0 a 100 em 17 segundos.

A grande sacada era que consegui ter uma performance muito boa, e com um baixo consumo de combustível.


O acabamento interno era digno de um verdadeiro esportivo, bancos com imitação de couro, volante de três raios em couro bem esportivo, painel com conta-giros, temperatura de óleo e do motor.

Infelizmente a Ford cometeu com o Corcel o mesmo erro que cometeu com a linha Escort no meio dos anos 80, a falta de uma atualização no motor e câmbio, enquanto a Chevrolet lançava o Monza hatch em 1983 e ano a ano foi realizando atualizações em seu modelo, a Volkswagen fazia o mesmo com o Passat que passou de TS a GTS Pointer, sempre com novos upgrades de motores, câmbio e no visual.

O Corcel GT 1.6 infelizmente teve mudanças mínimas, a maior foi receber em 1980 a primeira atualização do CHT 1.6, e ficou só nisso, por outro lado em 1983 o Passat ganha motor 1.8 e o Monza hatch chega ao mercado com motor 1.8 e muito mais atualizado.

Motor Tudo – Ford Corcel II GT 1.6

Carros dos anos 80

Deixe um comentário