fbpx
Pular para o conteúdo

Chrysler Grand Caravan 1997 a minivan de elite feito para poucos

Chrysler Grand Caravan 1997
Compartilhe

Chrysler Grand Caravan 1997 a minivan de elite feito para poucos. A febre das minivans nasceu nos Estados Unidos ainda durante a década de 1980, uma tendência derivada dos grandes SW’s.

Anúncio

A paixão do povo norte americano pelos SW’s de grande porte e espaçosas desde a década de 1970, fez a indústria automobilística da terra do Tio Sam, criar uma terceira alternativa de transporte família.

Os furgões eram muito grandes para uma dona de casa e desconfortáveis para o dia a dia, já as peruas de grande porte ou SW, ficavam cada vez maiores e desengonçadas. No início da década de 1980 diferentes montadoras apresentaram no salão do automóvel de Detroit, as primeiras minivans que seriam produzidas em série.

Eram grandes utilitários família, maiores que as peruas porém bem mais elegantes que os furgões. O visual dos primeiros modelos Chrysler, Chevrolet e Ford, já apresentavam linhas da década de 1990, com frentes com um visual futurista e faróis retangulares.

Anúncio

Todas as revistas automotivas do Brasil e do mundo, cravaram sem o menor medo que seria o veículo do futuro. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, o modelo foi febre na Europa, Canadá, Austrália e Estados Unidos.

Por aqui as minivans chegaram de maneira tímida, como o Chevrolet Lumina que ainda tinha um preço de modelo de elite. Nos anos seguintes começam a surgir as versões Opel no Brasil como a bem sucedida Zafira e posteriormente Spin.

Mas o que ninguém contava era com a nova tendência que ganhou força muito rápido ainda na década de 1990, o poderoso mercado dos SUV’s, que acabou matando o seguimento das minivans.

Chrysler Grand Caravan 1997

Mas minivans como o Chrysler Grand Caravan 1997 da nossa matéria, entraram para a história, como um utilitário família de elite extremamente elegante, completo, resistente, muito confortável, e empurrado pelo robusto motor EG 3.3 V6.

Ficha Técnica – Chrysler Grand Caravan 1997

Carroceria – Minivan; Porte – Grande; Portas – 4; Motor – EG 3.3; Cilindros – 6 em V; Posição – Transversal; Combustível – Gasolina; Potência – 160 cv; Peso Torque – 66,8 kg/kgfm; Cilindrada – 3301 cm³; Torque máximo – 28 kgfm a 3250 rpm.

Potência Máxima – 4850 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação – Injeção Multiponto; Direção – Hidráulica; Câmbio – Automático de 4 velocidades com alavanca na coluna de direção; Embreagem – Conversor de torque; Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.

Peso – 1870 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo rígido – Feixe de molas semielípticas; Comprimento – 5070 mm; Distância entre-eixos – 3030 mm; Largura – 1950 mm; Altura – 1789 mm.

Aceleração de 0 a 100 – 11,9 Segundos; Velocidade máxima – 175 km/h; Consumo: Cidade 7 km/l – Estrada 9 km/l; Autonomia: Cidade 525 km – Estrada 675 km; Porta malas – 670 Litros; Carga útil – Não informado.

Tanque de combustível – 47 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 415.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.

Chrysler Grand Caravan 1997
Chrysler Grand Caravan 1997

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos