Chevette S/R 1.6 1981


No final de 1980 a Chevrolet finalmente lança uma versão mais rápida do Chevette, o esportivo hatch S/R 1.6.


Desde seu lançamento em 1973, os fãs do Chevette vivam um grande dilema, dirigiam o carro mais confortável da categoria e com melhor estabilidade, em curvas de alta com pista seca ou molhada sem duvida ele era o melhor, porém com pouca potência, as versões do Chevette até o primeiro semestre de 1980 geravam no máximo 69 CV, e isso incomodava e muito.

Sabendo que seu concorrente Ford Corcel já em 1975 podia gerar até 85 CV de força, a situação do Chevette precisava mudar, no final de 1980 chega ao mercado o Chevette hatch S/R 1.6 que conseguia gerar 80 CV de força, ainda um pouco distante de seus concorrente mas já era um grande avanço, ia de 0 a 100 KM/h em 17 segundos.

Mas o pequeno hatch da família Chevette tinha outros atrativos, além de uma suspensão macia e muito segura, vinha com alguns itens mais esportivo no painel, bancos com encosto de cabeça embutido, item de conforto mas principalmente de segurança, faixas laterais com o logo da serei especial “S/R” e rodas de liga leve de série.

Outro fator que contava muito a favor do esportivo S/R, era a posição de dirigir e o volante, mesmo sem ser direção hidráulica, era macio em balizas e preciso em altas velocidades, em uma época que ter folga no volante, e direções duras fazia parte do dia a dia do brasileiro.

Logo a montadora passou a equipar os demais modelos do Chevette com a mesma motorização, a versão sedã e logo depois em 1983 a caminhonete Chevy 500.

Mas fica uma pergunta no ar, seu o Chevette sempre demonstrou ser um carro de pouca força nos anos 70 e início dos anos 80, por que tantos modelos se tornaram carros de competição?

A resposta esta na estabilidade do carro, o Chevette tanto o hatch como o três volumes sedã, eram campeões em curvas a qualquer velocidade, então bastava envenenar e transformar seu pacato motor, em um equipamento de competição e você tinha nas mãos o carro ideal.


Motor Tudo – Chevrolet Chevett S/R 1.6.

Carros dos anos 80.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta