Brasília carburação dupla mais agilidade, mais força. Mas se não manter os dois carburadores exatamente com a mesma regulagem, deixando ambos com o mesmo giro do giclê, altura da boia, filtros de ar limpos e originais, a vantagem se torna um grande atraso.
Em 1976 a montadora passa a oferecer seu hatch compacto com dupla carburação, o VW Brasília, fica mais ágil, com o torque mais firme e robusto no trânsito. Com carga máxima de peso, o carro também ganhou mais fôlego.
O motores boxer 1600 com carburação dupla, os carburadores eram posicionados diretamente acima dos pares de cilindros, com um coletor mais curto. Isso direciona a gasolina com mais pressão e com melhor ganho na mistura, melhorando o uso do combustível, que consequentemente, aumentava performance do motor.
Mas como tudo que é bom tem um preço, o Volkswagen Brasília carburação dupla, tinha as revisões de garantia com preço mais salgado nas concessionárias. E as unidades no mercado de seminovos e usados, também tinham o custo das manutenções preventivas e corretivas mais caros e complexos.
Para que todo o sistema com dupla carburação funcionasse em perfeita harmonia, era necessário que ambos os carburadores estivessem exatamente com a mesma regulagem, com o mesmo giro do giclê. A regulagem deve ser perfeita na mistura ar combustível, para que os cilindros, recebam exatamente a mesma porcentagem de mistura, e trabalhem em perfeita sincronia.
Outros fatores também influenciam diretamente no desempenho e consumo de combustível de veículos com dupla carburação. O filtro de ar devem ser trocados sempre juntos, e no tempo certo exigido pelo fabricante.
Caso o veículo não tenha as manutenções em dia, e os carburadores não estejam funcionando em perfeita harmonia, o consumo de combustível aumenta consideravelmente, e a perda de potência fica evidente a cada acelerada.
Durante a segunda metade da década de 1970 e durante toda a década de 1980, existiam profissionais que trabalhavam exclusivamente com recuperação e manutenção de carburadores de motores Volkswagen Boxer refrigerados a ar.
Regular, recuperar, ou apenas realizar as manutenções de todo o sistema de alimentação de modelos com Volkswagen Air Cooled, como o VW Brasília carburação dupla, era muito mais que ter o conhecimento técnico, era uma verdadeira arte, um jogo de xadrez entre o mecânico e o carro.
Ficha Técnica – Brasília carburação dupla – Ano 1976
Carroceria – Hatch; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – VW Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos horizontalmente; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 65 cv; Peso Torque – 68,92 kg/kgfm.
Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 13 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 marchas com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 896 kg; Comprimento – 4010 mm; Distância entre-eixos – 2400 mm; Largura – 1606 mm; Altura – 1438 mm.
Aceleração de 0 a 100 – 20,2 Segundos; Velocidade máxima – 128 km/h; Consumo: Cidade 8,9 km/l – Estrada 11 km/l; Autonomia: Cidade 409,4 km – Estrada 506 km; Porta malas – 140 Litros; Carga útil – Não informado.
Tanque de combustível – 46 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 97.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.