Em 1986 a pequena SW da Volkswagen ganha o motor AP 1600 e uma série especial que foi um grande sucesso de vendas, a Parati Plus AP 1.6, que na prática era uma Parati LS 4 marchas mais requintada.
Nas cores metálicas, azul, vermelho e marrom ou beje equatorial, vinha com acabamento interno na cor beje incluindo painel e revestimento das portas, o novo e robusto motor AP 1.6 e câmbio 4 marchas.
Uma grande dúvida que paira nos dias de hoje, é sobre o câmbio, muitos dizem já ter comprado uma Parati Plus 5 marchas, neste caso a modificação foi realizada após o fim da garantia de 12 meses, ou alguma unidade muito especial autorizada e produzida pela montadora, de série saiam todas 4 marchas.
O carro foi um grande sucesso de vendas, o motivo era que a série Plus, saía da concessionária mais barata que a versão LS 5 marchas e apenas 10% mais cara que a versão S.
O questão do câmbio 4 marchas podia até ser um incômodo em algumas situações, como em velocidades acima de 100 Km/h que o carro começava a pedir a quinta marcha, mas por outro lado não era problema para seus proprietários, a grande maioria dos clientes VW vinham da era Brasilia e GOL refrigerados a ar ou Passat com motor BR 4 marchas, então adquirir uma Parati Plus 4 marchas com motor AP 1.6 era uma grande evolução.
Desempenho.
- Para a época a Parati tinha uma estrutura muito moderna e avançada, ótima de curvas de alta e baixa velocidade, mesmo com piso escorregadio.
- O câmbio 4 marchas era preciso e deixava o carro muito rápido em retomadas e em tempos de 0 a 100 .
- O motor AP 1.6 além de ser muito confiável, era elástico e mesmo com o carro com sua capacidade máxima de peso, 5 adultos e porta malas cheio mantinha um ótimo desempenho mesmo em subidas.
Acabamento Externo.
- Para-Choques em lamina de aço pintados na cor do carro.
- Frente com com setas embutidas no farol dianteiro.
- Lanternas traseiras tradicionais da parati herdadas do Passat Variant alemão dos anos 70.
- Calotas de plásticos exclusivas da série Plus da família BX.
- Retrovisores satélites com controle interno mecânico.
- Friso lateral preto.
- Limpador de para-brisa traseiro.
Acabamento interno.
- Bancos e acabamento de portas em tecido marrom.
- Painel com mostradores básicos na cor marrom.
- Vidros com acionamento basculante.
- Volante dois raios, tradicional das versões LS da linha BX.
- Ventilador de três velocidades.
Ficha Técnica.
- Motor AP 1600.
- 85 CV de Força.
- De 0 a 100 em 12,5 segundos.
- Velocidade máxima 160 KM/h.
- Peso 950 KG.
- Consumo Cidade 7,7 KM/L Estrada 11,6 KM/L.
- Valor aproximado atualizado R$ 72.425,00.
- O Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Motor Tudo – Volkswagen Parati Plus 1.6 1986 Série especial.
Carros dos anos 80 – Carros Clássicos brasileiros.
Essa matéria me fez arrepiar. Estou hoje com 47 anos. Em 1987 meu pai comprou uma Parati nessa cor. Com esse interior. Lembro como hoje o toca-fitas Roadstar marrom que combinava com o interior como se fosse original. Em 87 eu estava para completar meus 15 anos. E foi o carro que comecei a sair a noite nessa idade (eram outros tempos). Grandes lembranças agora. Parabéns a materia.
Boa noite, teria como conseguir o contato do proprietário desta Parati da matéria? Acredito que seja a que meu pai comprou 0km em 86.
Infelizmente não tenho mais o contato
Tenho uma parati 85.estou com dificuldade pra por ela no ponto pois não sei o grau de avanço dela.o motor dela tá escrito pbr019.me ajudem pelo amor de deus pois estou quebrando a cuca.obrigado
Excelente materia. Me fez recordar no fim dos anos 80 quando meu pai tinha uma Parati plus 1986, só fiquei em dúvida em relação as cores que sairam para a serie Plus, meu pai dizia que a cor da dele era Bege Polar metálico (um tom de bege um pouco mais puxado pro ouro comparado ao bege equatorial) ficava muito bonito o carro nessa cor, lembro que quando a Parati Plus vinha na cor bege as rodas de ferro também eram pintadas originamente também na mesma cor do carro. Me lembro também que abaixo do para choque dianteiro a série plus vinha com aquele spoiler preto em forma de lamina que só era encontrado na Parati Gls. Fora o ronco clássico do escapamento nesses modelos da familia bX que eram fantasticos. Esses carros tem um carisma muito especial.
A Spoiler, não saiu nos primeiros modelos, quanto as rodas realmente só na cor beje que havia a combinação.
Obrigado.
Um grande abraço