fbpx
Pular para o conteúdo

Passat LS Village 1986 X Monza SL/E Hatch 1986

Compartilhe

No meio dos anos 80 a família Santana e a Família Monza disputavam palmo a palmo o mercado dos médios de luxo, sedãs e hatchs. Qual era o seu preferido, Monza Hatch SL/E 1.8 ou Passat LS Villa 1.6?

Anúncio

Chevrolet Monza Hatch SL/E 1.8 – 1986

Motor 1.8 – GM Família II.

87 CV de Força.

1043 KG.

Acabamento interno

Painel bonito e muito eficiente, mostradores com boa visualização, comando elétrico de vidros, retrovisores, e direção hidráulica como opcional, itens que não existiam na linha Passat Village.

Bancos aveludados anatômicos, forração das portas e teto aveludadas, o luxo e o conforto do Monza estava um passa a frente do Passat.

Acabamento externo

As rodas de liga leve de série era um Show a parte, bonitas e combinavam perfeitamente com o restante do carro, em 1986 já utilizava retrovisores embutidos nos vidros laterais, maiores e muito eficientes.

Desempenho

O Monza ia de 0 a 100 em 13 segundos, dois segundos mais lento que o Passat Village.

Também perdia em velocidade final, o Passat era em média 7 KM/h mais rápido que o Monza.

O Monza hatch também perdia para o Passat em estabilidade, principalmente em curvas de alta, se você entrasse com o pé no fundo corria um sério risco perder a traseira.

Nível de ruido interno e externo, tanto na cidade quanto na estrada era mais baixo que o do Passat, trazendo aos ocupantes do hatch da Chevrolet mais conforto.

Posição de dirigir, o Monza oferecia mais conforto e melhor visibilidade.

Consumo – Consumia um pouco mais que o Passat, mas a diferença era mínima, na Cidade 7.7 X 7.1 – na estrada 12.8 X 12.5.

Volkswagen Passat LS Village 1.6 – 1986

Motor AP 1.6.

85 CV de Força.

945 KG.

Acabamento interno

Desde 1985 a Volkswagen já havia melhorado consideravelmente o acabamento interno do Passat, novo painel com mostradores da linha Santana, bonito, muito eficiente e com volante espumado.

No restante o Passat ainda ficava alguns passos atrás do Monza hatch, vidros laterais com acionamento manual, sem opcional para vidros elétricos e direção hidráulica.

Os retrovisores ainda eram os mesmos utilizados nas versões LS da linha BX, com controle interno, mas não eram elétricos e menos panorâmicos que os do Monza Hatch.

Acabamento de portas e tetos simples, “Quase um pé de boi”.

Acabamento Externo

Por fora o Passat era realmente bonito, lindos para-choques envolventes, lanternas traseiras com riscos pretos dando um ar mais esportivo, as rodas eram de aço com as simpáticas calotas cromadas, mas no opcional podia escolher rodas de liga-leve, as mesma que equipavam as versões mais top da linha BX.

Desempenho

O Passat ia de 0 a 100 em 11 segundos, dosi segundos mais rápido que o Monza Hatch.

Um dos pontos fortes do Passat era a estabilidade, além de uma aerodinâmica surpreendente que só foi igualada em 1989 com a Chegada do Kadett ao mercado nacional, o Passat tinha uma suspensão muito eficiente e estável, em curvas de alta mesmo com pista molhada oferecia segurança e um ótimo desempenho, era um dos poucos carros nacionais dos anos 80 que não sofria do mau de sair de traseira.

Tanto na cidade quanto na estrada o Passat era mais ágil, melhor nas retomadas e maior velocidade final.

O nível de ruido do Passat em relação ao Monza deixava a desejar, não oferecia o mesmo conforto.

Em viagens muito longas a posição de dirigir do Monza também estava um passo a frente.

Motor Tudo – Comparativo – Passat LS Village 1.6 – 1986 X Monza Hatch 1.8 1986.

Carros dos anos 80 – Passat antigo

5 comentários em “Passat LS Village 1986 X Monza SL/E Hatch 1986”

  1. Passat é Passat, tinha uma oegada mais esportiva que o monza mesmo com motor 1.6, eixo rígido atrás, e motor logitudinal tinha melhor desempenho e estabilidade! Mesmo o câmbio vw era superior, o monza era um projeto mais novo, cabeçote mais moderno, painel moderno, acabamento primoroso e moderno em relação ao Passat
    Qurm queria conforto optava pelo Monza, quem queria uma pegada mais esportiva, o Passat.

  2. Sou passateiro de carteirinha poucos carro nacionais tiveram mesmo glamour e elegância misturado com desempenho em uma só máquina amo Passat de coração todos modelos um charme diferente

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos