Na segunda metade da década de 1990, o SW compacto da VW, se tornou o modelo mais rápido da categoria produzido no Brasil, 190 km/h, contra 184 km/h do Corsa Wagon.
Ficando atrás apenas da versão GTi 2.0 16V, que chegava a incríveis 206 km/h, a perua compacta da Chevrolet 1.6 16V chegava a 184 KM/h.
A segunda geração da perua compacta alemã, sai do forno em 1996, com uma estrutura completamente nova, novo conjunto, chassis, carroceria e suspensão, muito mais atualizado, deixando o carro mais estável ainda.
Seus principais concorrentes, Corsa Wagon, Fiat Pálio Weekend 1.6 16V e o médio da Ford Escort SW, tinham um desempenho muito próximo da versão Volkswagen Parati Bola GLS 2.0 1998, porém o modelo VW entregava uma relação mais eficiente, entre força e consumo.
Desempenho
O motor VW AP tanto nas versão 1.6 e 1.8, como na versão top de linha 2.0 Mi, ainda era o mais robusto e de melhor relação custo benefício do mercado, um motor muito elástico, que entregava bons 111 cv, velocidade final real de 190 KM/h e um consumo considerado baixo para a época 14,2 Km/L na estrada.
Na estrada era muito segura em ultrapassagens e extremamente eficiente em retomadas, em altas velocidades o motor se mantinha muito estável, sem passar qualquer tipo de vibração para a carroceria.
Na cidade, mesmo pesando mais de 1075 kg, era muito ágil, não apenas na versão 2.0 Mi, mas as versões 1.6 e 1.8, também deixavam o carro divertido de dirigir, o câmbio 5 marchas, de relações curtas, era de engates precisos e macio.
O conjunto carroceria, suspensão e Chassis / bloco, sem dúvida era o mais eficiente da categoria, se na era Parati Quadrada o conjunto já fazia sucesso, na nova geração Parati Bola ficou melhor ainda.
Acabamento Externo
Frente faróis ovalados, embutidos em um mesmo conjunto com as setas;
Grade de ar com dois frisos na horizontal, e logo “VW”, pintada na cor do carro;
Lanternas traseiras tricolor fumê;
Para-choques envolventes na cor do carro;
Retrovisores satélites, pretos, com controle interno elétrico;
Maçanetas de plástico, na cor grafite;
Frisos laterais emborrachados em toda a extensão do carro, com o logo “GLS”;
Bagageiro na cor grafite;
Rodas de liga leve esportivas, 185/60 R14;
Silencioso no final do escapamento;
Limpador de vidro traseiro;
Logo “2.0 MI” e “GLS” na tampa do porta malas.
Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades
Acabamento Interno
Painel oval, acompanhando as linhas do carro, com mostradores e botões de comandos muito eficientes + conta – giros;
Volante de esportivo de três raios, espumado;
Bancos Recaro, com encosto de cabeça para 4 pessoas;
Banco traseiro rebatível;
Cinto de segurança de três pontos no banco traseiro;
Encosto de cabeça dianteiro com regulagem de altura;
Ar – condicionado;
Ventilador de três velocidades;
Ar – quente;
Vidros com acionamento elétrico;
Acendedor de cigarros e cinzeiro, no console da alavanca de marchas;
Ajuste elétrico dos retrovisores;
Rádio digital AM/FM + porta fitas K7;
Relógio digital;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro;
Assoalho e porta – malas acarpetados.
Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades
Ficha Técnica – Parati Bola GLS 2.0 1998
Carroceria SW;
2 portas;
Porte Compacto;
Motor VW AP 2.0;
Tuchos Hidráulicos;
Longitudinal;
Tração dianteira;
Combustível Gasolina;
Injeção eletrônica Multiponto;
Direção Hidráulica;
Câmbio manual de 5 marchas;
Freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e disco sólido na traseira;
Peso 1075 kg;
Potência 111 cv;
17,3 kgfm a 3000 rpm;
De 0 a 100 – 10 Segundos;
Velocidade máxima 190 km/h;
Consumo Cidade 9,1 km/l Estrada 14,2 km/l;
Autonomia: Cidade 482,3 km – Estrada 752,6 km;
Porta malas 437 Litros;
Carga útil 425 kg;
Tanque de combustível 53 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 91.598,00;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas As Melhores Raridades
Motor Tudo – Volkswagen Parati Bola GLS 2.0 1998
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.
Carros Clássicos Brasil – Parati Bola