o Volkswagen Parati LS1983SW da família Volkswagen no início da década de 1980 a perua compacta da Volkswagen chegou no mercado em 1982 já devidamente equipada com um moderno motor MD 2701.6 o mesmo que equipava a família Passat. O que poucos sabem foi que no ano de1982 Logo no início da produção as primeiras unidades que saíram da linha de montagem utilizaram o motor BR 1.5 refrigerado a água, o mesmo que equipou a família Voyage até o primeiro semestre de 1982 e equipou também a família Passat até o final de a 31.
O problema é que o motor não gerava o desempenho favorável que a montadora esperava com cinco adultos no porta-mala cheio e não conseguia superar o seu principal concorrente quero Chevrolet Marajó, mas imediatamente a montadora Corrigiu o problema. As unidades seguintes que saíram da linha de montagem já passaram a ser fabricadas com o motor MD 2701.6
Ainda no ano de1982 em 1983 SW compacto da Volkswagen o Volkswagen Parati se tornou o carro compacto mais caro do Brasil superando o próprio irmão Volkswagen Voyage e a família Chevette incluindo chevete marajó. Para termos uma ideia a versão top de linha GLS em 1983 tinha um valor na mesma faixa de preço das versões de entrada os modelos médios Volkswagen Passat e Ford Corcel 2.
A unidade aqui da matéria é um Volkswagen Parati LS1983 a álcool era considerado na época aversão intermediária da família Parati modelo vem equipado de série com relógio analógico encosto de cabeça para dois passageiros e desembaçador elétrico do vidro traseiro oferecia como opcionais indicador de troca de marchas no painel limpador do vidro traseiro.
Como já citado modelo vem de fábrica com motor MD 2701.6 e câmbio manual de quatro marchas atingir a velocidade final real e 156 km por hora e aceleração de 0 a 100 em 15,6segundos a o pote é a robustez no motor mesmo com cinco adultos em porta-mala cheio o carro ainda não tinha um bom fôlego e praticamente Não sofrerá variação no consumo de combustível.