fbpx
Pular para o conteúdo

Vídeo Fusca 1200 1962 Ganha chassi nacional e se torna uma febre no Brasil

Vídeo Fusca 1200 1962 Ganha chassi nacional e se torna uma febre no Brasil - Matéria completa
Compartilhe

Hoje, nós vamos ao ano de 1962 falar sobre o Volkswagen Fusca 1200 ou um Volkswagen sedan que ganha chassi nacional e se torna uma febre no Brasil. Há mais de uma década rodando nas ruas brasileiras e é três anos oficialmente sendo fabricado por aqui, ele já era uma febre nacional, descomplicado, com manutenção a preço relativamente popular e muito econômico.

A indústria automobilística brasileira ainda estava engatinhando, mas o Fusca 1200 ou Volkswagen Sedan 1962 já trazia algumas mudanças significativas, novo chassi, novas lentes de faróis e lanternas, além do famoso para-choque cabide.

O início da década de 1960 também marcou o domínio do Fusca no cenário nacional, assumiu o pico entre os mais vendidos, onde permaneceu até a década de 1980, pelo menos até o início da década, onde perdeu o seu posto para o Chevrolet Chevette.

Em 1962 o Fusca emplacou 38.259 unidades, sendo um número bastante significativo para um país de terceiro mundo na década de 60. No ano anterior em 1961 com significativo upgrade na primeira marcha, o câmbio definitivamente deixa de ser caixa seca e passa a ser 100% sincronizado, em 1952 a 2ª, 3ª e 4ª marchas já haviam recebido esse upgrade e se tornaram sincronizadas.

Quanto à estabilidade o conjunto carroceria chassis suspensão era relativamente eficiente, considerando a tecnologia da época. Em curvas de alta com pista molhada, era sempre bom o motorista ficar atento as saídas de pista, mas em um país onde a grande maioria das vias eram de ruas estreitas, de paralelepípedo ou de chão batido ele tinha suspensão ideal.

No acabamento externo, ele trazia faróis redondos de lentes boleadas embutidos em uma moldura cromada, retrovisores cromados estilo bracinho e para-choques também cromados estilo cabide, as rodas eram de aço pintado na cor da carroceria e tradicional da família Volkswagen com lindas calotas cônicas cromadas.

O acabamento interno era tudo em courvin branco, incluindo os bancos dianteiros e traseiros, na época ainda não se utilizava encosto de cabeça. O acabamento das portas também era em courvin nas cores branca e cinza, o painel era em aço na cor da carroceria com mostradores básicos em escala circular com molduras cromadas.

O volante era o tradicional volante Volkswagen com a meia-lua cromada para acionamento da buzina, além do tradicional rádio Volkswagen que era um opcional de fábrica.

Vídeo Fusca 1200 1962 Ganha chassi nacional e se torna uma febre no Brasil
Vídeo Fusca 1200 1962 Ganha chassi nacional e se torna uma febre no Brasil

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos