fbpx
Pular para o conteúdo

Renault Dauphine a grande batalha dos compactos no início da década de 1960

Renault Dauphine
Compartilhe

Renault Dauphine a grande batalha dos compactos no início da década de 1960, contra os badalados DKW Vemag e o Volkswagen Sedan “Fusca”. Para muitos hoje veículos pouco resistentes e de desempenho duvidoso, mas foram a grande sensação da época.

O Brasil no início da década de 1950, ainda vivia sob a concessão dos modelos importados e montados por aqui no sistema CKD em inglès Completely Knock-Down, que eram kits das partes de um carro não montadas, que chegavam pelo porto de Santos, e terminavam sua montagem em galpões das fábricas em São Paulo.

Vivíamos a era dos veículos de grande porte e utilitários de 6 e 8 cilindros. Mas na segunda metade da década de 1950, com a sucesso do Volkswagen Sedan “Fusca”. Em 1956 a subsidiária da Ford, a Willys Overland, em parceria com a poderosa marca francesa Renault, lança o que seria o primeiro popular brasileiro, o Renault Dauphine.

O modelo era equipado com o motor 0.8 de 845 cm³, com uma suspensão muito moderna e macia, e com uma tecnologia inovadora, com bolsas de borracha cheias de ar que endureciam de acordo como impacto das rodas ao solo, ou com a carga do veículo.

Mas um erro de planejamento, tornou a suspensão uma dor de cabeça para os proprietários brasileiros. O sistema de bolsas de ar, foi projetado para as estrada pavimentadas e com asfalto liso e de primeira qualidade na Europa, e para as ruas de paralelepípedo europeias, onde as pedras eram assentadas com nivelamento perfeito.

Para um país como o Brasil, com perfil rural, com ruas e estradas esburacadas e de chão batido, ou ruas de paralelepípedos totalmente desniveladas, a suspensão do Renault Dauphine, simplesmente se desmanchava.

Já o VW sedan o Fusca, vinha equipado com o motor 1200, mais potente e com uma suspensão mais confiável. Porém era oferecido apenas na carroceria 2 portas, e tinha um preço mais salgado nas concessionárias, além de pecar no sistema elétrico, manter os faróis acessos durante a noite era uma verdadeira batalha.

Em 1958, a Auto Union, grupo onde a Volkswagen era a maior acionista, através da montadora DKW, representada no Brasil pela Vemag, lança o seu compacto de luxo, o DKW Vemag. Equipado com o motor 0.9 de dois tempos e 3 cilindros.

O modelo se tornou o compacto mais luxuoso do país, símbolo de glamour para frotistas e taxistas. Mas para manter o veículo com as manutenções em dia, principalmente acertar a regulagem do sistema elétrico e de alimentação do motor dois tempos, não era uma tarefa nada fácil. Mas quando tudo funcionava perfeitamente, era o compacto nacional que rodava mais macio.

Em 1962/63 o Renault Dauphine da lugar ao seu sucessor, o Willys Gordini, que na prática era o mesmo carro, mas com algumas melhorias, principalmente no conjunto propulsor. O motor Ventoux CHT, agora entregava 40 cv e com um câmbio 4 marchas mais resistente e elástico, que deu uma sobrevida ao compacto frances.

Renault Dauphine

Ficha Técnica – Renault Dauphine – Ano 1963

Carroceria – Renault Sedã; Porte – Compacto; Portas – 4; Motor –  Ventoux / Billancourt / CHT; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 40 cv; Peso Torque – N/D kg/kgfm.

Cilindrada – 845 cm³; Torque máximo – 6,3 kgfm a 3800 rpm; Potência Máxima – 5800 rpm; Tração – Traseira; Alimentação –  Carburador corpo duplo; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a tambor nas 4 rodas; Peso – 780 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos; Suspensão traseira – Independente semi-eixo oscilante; Comprimento – 3985 mm.

Distância entre-eixos – 2270 mm; Largura – 1520 mm; Altura – 1440 mm; Aceleração de 0 a 100 – 22 Segundos; Velocidade máxima – 135 km/h; Consumo: Cidade 14,5 km/l – Estrada 17 km/l; Autonomia: Cidade N/D km – Estrada N/D km; Porta malas – N/D Litros.

Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 32 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 78.145,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Renault Dauphine
Renault Dauphine

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos