Gol quadrado 1981 emplaca 30.627 unidades ainda com vendas modestas: Mas ultrapassa o irmão VW Brasília em números de unidades emplacadas e decreta seu fim.
No mesmo ano, a Volkswagen anuncia o fim de seu antigo hatch para o ano seguinte tendo emplacado em 1981 apenas 20.144 unidades em queda livre nas vendas e o preparo do novo motor boxer 1600 para o Gol quadrado, o VW Brasília fica sem mercado.
Ainda no ano de 1981 o VW Gol ainda era equipado com o motor Boxer 1300, mas em maio do mesmo ano, as primeiras unidades com os motores Boxer 1600 começaram a a aparecer nas concessionárias.
A chegada do Chevette Hatch em 1980, um compacto com um melhor acabamento e mais confortável, ameaça a vida do novo projeto da Volkswagen, a solução foi trazer o novo conjunto propulsor 1600.
Mesmo com mais força com o novo motor, o Gol quadrado 1981 ainda ficava um degrau abaixo de seu maior concorrente o Chevette hatch em desempenho, mas já era um avanço.
Galeria de Fotos 1 – Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Desempenho
Avaliar o desempenho em relação aos modelos Fusca e Brasilia, deixa o VW Gol 1300 em uma posição confortável, 10 km/h a mais em velocidade final, e de 0 a 100, 20 segundos mais rápido.
Na cidade o desempenho em relação aos modelos refrigerados a água, era lento e com um nível de ruído desagradável, mas em relação aos irmãos refrigerados a ar era o mais ágil.
Na estrada como todo modelo VW com motor Boxer, era pouco eficiente em ultrapassagens e em retomadas, em altas rotações o motor passava muita vibração para a carroceria, e dificilmente alcançava a velocidade final de fábrica 129 km/h.
A estrutura do projeto era moderna e atualizada, dava ao Gol a posição de um dos carros nacionais mais equilibrados, principalmente em curvas de alta, a estrutura era tão eficiente que em 1989 equipou a versão GTi 2.0.
Acabamento Externo
Frente com faróis quadrados, sem seta embutida; grade de ar do motor na cor grafite; para – choques em lâminas de aço carbono cromados; cantoneiras dos para – choques pretas; seta dianteira embutida no para – choque.
Fino friso em toda a extensão lateral, emborrachado com detalhe cromado; retrovisor preto de plástico, com ajuste manual, o do post recebeu um retrovisor cromado pós venda.
Rodas de aço tradicionais linha BX VW, com calota de plástico preta ao centro, maçanetas grafites com detalhes cromados; lanternas traseira bicolor, com luz de ré; Logo GOL L, na tampa do porta – malas.
Acabamento Interno
Painel quadrado, herdado da Variant II, com mostradores básicos; volante de dois raios, de plástico injetado; ventilador de duas velocidades; acendedor de cigarros, e cinzeiro, embutidos no painel.
Acabamento das portas em vinil; acionamento dos vidros manual basculante; acabamento dos bancos em tecido aveludado; encosto de cabeça nos bancos dianteiros, com ajuste de altura; cinzeiro na parede lateral do banco traseiro; desembaçador elétrico do vidro traseiro; assoalho e porta – malas acarpetados.
Galeria de Fotos 1 – Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Ficha Técnica – Gol quadrado 1981
Carroceria hatch; porte Compacto; 2 portas; motor VW Box 1300 refrigerado a ar; cilindros 4 opostos; longitudinal; tuchos mecânicos; tração Dianteira; combustível Gasolina; sistema de alimentação – Carburador.
Direção Simples; câmbio manual de 4 marchas; embreagem monodisco a seco; rreios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; peso 800 kg; potência 50 cv.
Torque máximo 9,2 kgfm a 2800 rpm; Potência Máxima 4600 rpm; aceleração de 0 a 100 – 24,2 Segundos; velocidade máxima 129 km/h; consumo na Cidade 7 km/l – Estrada 12 km/l; autonomia: Cidade 385 km – Estrada 660 km. porta malas 334 Litros; carga útil Não informado; tanque de combustível 55 Litros.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.