fbpx
Pular para o conteúdo

Gol quadrado 1980 hoje pode não parecer mas ele foi um grande avanço no Brasil

Gol quadrado 1980
Compartilhe

Gol quadrado 1980 hoje pode não parecer mas ele foi um grande avanço no Brasil: Principalmente para a montadora, com uma plataforma muito moderna, que dava espaço para futuros motores bem mais modernos.

O modelo nasceu com o apático motor VW Boxer 1300 refrigerado a ar, mas a marca tinha um bom motivo para isso. Queria evitar uma briga no quintal de casa com o bem sucedido VW Brasília, que utilizava o motor Boxer 1600 refrigerado a ar, e no ano anterior havia emplacado 150.614 unidades.

A ideia da Volkswagen era manter ambos os modelos no mercado por mais tempo possível, um oferecendo um plataforma muito moderna, o Gol quadrado, e o outro um motor mais potente o VW Brasília.

O grande problema foi o lançamento do Gol quadrado 1980, no mesmo ano as vendas do VW Brasília despencaram, e o novo hatch com a plataforma BX começa a ganhar espaço no mercado.

Desempenho

O motor VW Boxer 1300, na versão a gasolina, era apático, entregando modestos 50 cv,  mesmo o Gol pesando apenas 800 kg, acelerava de 0 a 100 em 24,2 segundos, baixo desempenho em ultrapassagens e modesto em retomadas.

Galeria de Fotos 1 – Imagens mascoteclassicos.com.br

Quanto ao conjunto do projeto BX, era sem dúvida o mais moderno e eficiente do Brasil, ótimo em curvas de alta, mesmo com o piso molhado, a mesma estrutura deu origem ao GOL GT,  GTS e no final da carreira ainda abrigava o bravo e eficiente motor AP 2.0i, da versão esportiva GTi.

Acabamento Externo

Frente com faróis quadrados, sem seta embutida; grade de ar do motor na cor grafite; para – choques em lâminas de aço carbono cromados; cantoneiras dos para – choques pretas; seta dianteira embutida no para – choque.

Fino friso em toda a extensão lateral, emborrachado com detalhe cromado; retrovisor preto de plástico, com ajuste manual, o do post recebeu um retrovisor cromado pós venda.

Rodas de aço tradicionais linha BX VW, com calota de plástico preta ao centro, maçanetas grafites com detalhes cromados; lanternas traseira bicolor, com luz de ré; Logo GOL L, na tampa do porta – malas.

Acabamento Interno

Painel quadrado, herdado da Variant II, com mostradores básicos; volante de dois raios, de plástico injetado; ventilador de duas velocidades; acendedor de cigarros, e cinzeiro, embutidos no painel.

Acabamento das portas em vinil; acionamento dos vidros manual basculante; acabamento dos bancos em tecido aveludado; encosto de cabeça nos bancos dianteiros, com ajuste de altura; cinzeiro na parede lateral do banco traseiro; desembaçador elétrico do vidro traseiro; assoalho e porta – malas acarpetados.

Galeria de Fotos 1 – Imagens mascoteclassicos.com.br

Ficha Técnica – Gol quadrado 1980

Carroceria hatch; porte Compacto; 2 portas; motor VW Box 1300 refrigerado a ar; cilindros 4 opostos; longitudinal; tuchos mecânicos; tração Dianteira; combustível Gasolina; sistema de alimentação – Carburador.

Direção Simples; câmbio manual de 4 marchas; embreagem monodisco a seco; rreios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas  traseiras; peso 800 kg; potência 50 cv.

Torque máximo 9,2 kgfm a 2800 rpm; Potência Máxima 4600 rpm; aceleração de 0 a 100 – 24,2 Segundos; velocidade máxima 129 km/h; consumo na Cidade 7 km/l – Estrada 12 km/l; autonomia: Cidade 385 km – Estrada 660 km. porta malas 334 Litros; carga útil Não informado; tanque de combustível 55 Litros.

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

Carro antigo bonito
Carro antigo bonito

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos