fbpx
Pular para o conteúdo

Fusca 1500 -1972

Compartilhe

Fusca 1500 com 52 cv de força o famoso fuscão, sonho de consumo da classe trabalhadora no início dos anos 1970. O modelo era o equivalente as versões top de linha VW Polo nos dias de hoje, comprar um Fusca zero km em um país de terceiro mundo.

Era sinônimo de alegria e um relativo poder aquisitivo. Isso significava que você tinha um emprego fixo e um bom salário, agora comprar um Fusca 1500 o Fuscão, ai sim era de deixar o cunhado e os vizinhos curiosos. A famosa frase “Fusca um dia você vai ter um” nunca foi tão verdadeira entre as décadas de 1960 e 1970. 

Na minha infância eu me apaixonei pelo Fuscão na cor verde, como o da matéria, meu tio tinha um, e passear nele era a minha alegria nos fins de semana, tudo nele me traz boas lembranças.

O início da década de 1970, trouxe fôlego a indústria automobilista brasileira, as industrias de petróleo, química e a mão de obra na construção civil, nunca havia empregado tanta mão de obra até aquela data, o resultado foi um mercado onde o trabalhador da classe média, conseguia comprar um compacto popular, e o VW Fusca era o mais emplacado.

Desempenho

O motor VW boxer 1500, entregava bons 52 cv de força, atingindo velocidade final de 125 KM/h, que para um modelo refrigerado a ar era um grane feito, a mecânica descomplicada e de custo baixo também era uma atrativo da época, como se dizia na década de 1970 “Para um Fusca, qualquer alicate é ferramente e qualquer arame é peça”.

Mesmo com mais potência, o consumo na estrada ficava na média de 10 Km/l, com um tanque de 41 litros, ele tinha na estrada uma autonomia de 410 KM.

Na cidade era o mais ágil da família VW refrigerada a ar, ficando atrás apenas do super Fusca 1600.

O conjunto carroceria, chassis e suspensão oferecia um equilíbrio a altura dos modelos da década de 1960, modesto em curvas de alta, e em retas tinha leves oscilações e vibrações.

Acabamento Externo

Frente com faróis redondos de lentes boleadas, embutidos em uma moldura cromada;

Setas dianteiras sobre os para – lamas;

Para – choques em lâminas de aço carbono, cromados;

Rodas de aço tradicionais família Fusca, com lindas calotas cromadas;

Retrovisor cromado estilo raquete;

Maçanetas cromadas;

Lanternas traseiras tricolor com Luz de ré, estilo Fuscão;

Grande logo “1500” na tampa do motor;

Acabamento Interno

Painel com acabamento em imitação de madeira jacarandá, com mostradores básicos;

Volante de plástico, imitação de marfim, com aro cromado para acionamento da buzina, e o brasão Wolfsburg ao centro;

Acendedor de cigarros e cinzeiro embutido no painel;

Ar – quente – apenas em modelos mais específicos;

Rádio AM – Volkswagen;

Acabamento de portas em vinil;

Acabamento dos bancos em couro com encosto de cabeça vazado. ( os bancos originais eram em vinil com costura elétrica, sem encosto de cabeça);

Cinzeiros cromados na lateral dos bancos traseiros.

Assoalho e porta malas emborrachados.

Ficha Técnica – Fusca 1500 1972

Porte Compacto;

2 portas;

Motor VW Boxer 1500 refrigerado a ar;

Cilindros 4 opostos;

Longitudinal;

Tuchos Mecânicos;

Tração Traseira;

Combustível Gasolina;

Carburador;

Direção Simples;

Câmbio manual de 4 marchas;

Embreagem monodisco a seco;

Freios a tambor nas quatro rodas;

Peso 820 KG;

Potência 52 CV;

10,3 kgfm a 2600 rpm;

Potência Máxima 4200 RPM;

De 0 a 100 – 23,1 Segundos;

Velocidade máxima 125 KM/h;

Consumo Consumo na Cidade 6 KM/L – Estrada 10 KM/L;

Autonomia 246 KM na Cidade – 410 Km Na estrada;

Porta malas 141 Litros;

Carga útil Não informado;

Tanque de combustível 41 Litros;

Motor Tudo – Carros Clássicos brasileiros.

Carros dos anos 80.

7 comentários em “Fusca 1500 -1972”

  1. Show de bola ,tb sou apaixonado por carros clássicos ,já diversos fuscas e tb um fuscao 1972 azul e acabei de comprar um tb fuscao 1972 1500 tech vermelho e quero restaurar e deixar se possível 100% original e ele é o vermelho Montana há tenho tb um chevrolet style master 1946 porém fiz dele um hit ,mais tenho muita peça dele original guardado.
    Min ajude com dicas na minha nova investida.
    Um abraço

  2. SOU UM APAIXONADO POR FUSCA TIVE MUITOS VENDO ESTES SUPER CONSERVADOS COMO OS QUE TIVE DÁ MUITA SAUDADES PARABÉNS PARA OS DONOS DESSES CARROS !!

      1. Meu primeiro carro , comprei em 1989 havia sido de um militar , o carro era original e impecável, o meu era azul diamante 72 , foi o primeiro ano do fuscão com freio a disco , puxa que saudades …. Teria outro agora com certeza . Um carrão, em 1990 sai de Brasília para o Rio de Janeiro… que aventura… fiz em 17 horas .

Carros antigos

Caminhonete D10, a arma da GM para enfrentar o Ford F-1000 Elba carro – Chega ao Brasil o SW da família Uno, que tirou o sono dos SW Compacto VW e GM Fiat Oggi CSS 1.4 1984 conheça o Esportivo da Família 147 Vectra Elegance, em 2009 o médio de luxo da Chevrolet ainda causava frisson Toyota Paseo, conheça o cupê compacto da montadora japonesa Corsa 99, a versão Super do popular mais confortável da década de 1990 Opala 6 caneco, a versão standard de 1979 customizada Saveiro 96, o fim da bem sucedida geração quadrada se aproximava Chrysler Neon 2000, o início do fim, do médio de elite, hoje um raro colecionável Vectra 97, nunca restaurado, a versão CD 16V, com teto solar e câmbio automático

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos