fbpx
Pular para o conteúdo

Ford Galaxie antigo a versão LTD de 1976 no auge da crise do petróleo

Ford Galaxie antigo
Compartilhe

Ford Galaxie antigo a versão LTD de 1976 no auge da crise do petróleo emplaca 7.018 unidades: Pode não parecer muito, mas foram 2.000 unidade a mais que em 1972 ano que antecedeu a crise.

O gigante de luxo da Ford, ainda dava as cartas no mercado de carros de luxo de grande porte, principalmente sendo o veículo de passeio mais caro do país. Aos moldes de hoje no mercado de carros antigos.

Uma unidade zero km em 1976, com ar condicionado e todos os opcionais de fábrica, tinha o preço em valores atualizados de R$ 620.000,00. Números que apenas a classe alta e políticos de médio e alto escalão podiam pagar.

O Ford Galaxie no Brasil, entre os anos de 1968 e 1977, foi um dos raros veículos, de grande porte de luxo de alto custo, que conseguia realizar vendas em massa, tanto nas concessionárias para pessoa física, como grandes vendas direto da fábrica para serviços públicos.

Ainda em 1976 o modelo também teve seu visual rejuvenescido, ganha faróis duplos na horizontal, e novo conjunto de lentes traseira, em três blocos na horizontal. Lanternas dianteiras ficam maiores e de melhor sinalização.

Galeria de Fotos 1 – Imagens mascoteclassicos.com.br

O novo visual contava com, novos faróis dianteiros duplos na horizontal, e novas setas dianteiras na vertical, o sistema de luzes ganham lâmpadas âmbar, as lanternas traseiras também são redesenhadas, divididas em três blocos na horizontal.

O modelo também ganha em 1976, a série prata, que oferecia teto em vinil na cor da carroceria e alguns adereços comemorativos. A série especial durou até o ano de 1977.

Em todos os modelos top de linha, Dodge, Chevrolet e Ford, eram oferecido equipamentos como: Ar – condicionado, direção hidráulica, e um acabamento que em alguns casos estava a frente da realidade nacional.

Outro fator que diferenciava o Ford Landau, era seu visual que passava um ar imponente, se tornou no Brasil sinônimo de luxo e poder.

Galeria de Fotos 2 – Imagens mascoteclassicos.com.br

Desempenho

O motor Windsor 302 4.9 V8, estregava em sua nova configuração, mais robusto e com um torque mais firme e saudável.

Na cidade ficou mais ágil, mas mantendo o mesmo consumo de 4 km/l e indo de 0 a 100 em 15,3 segundos, um bom número para um modelo de quase dois mil quilos.

Na estrada o navegador silencioso ficou melhor ainda, com uma ótima velocidade de cruzeiro, se mantendo por longos períodos em velocidades acima de 140 Km/h sem oscilações.

O ponto negativo ainda era a suspensão muito macia e um sistema de direção hidráulica pouco preciso, para um carro tão grande, mesmo com um peso muito bem distribuído, era bom o motorista ficar atendo em curvas de alta.

Galeria de Fotos 3 – Imagens mascoteclassicos.com.br

Acabamento Externo

Faróis –  Redondos duplos na horizontal de lentes boleadas; Setas dianteiras – Embutidas nos para-lamas; Para – choques –  Em largas lâminas de aço carbono cromados.

Faróis de neblina – Não; Grade de ar do motor – Em lâminas na horizontal; Retrovisores Externos – Cromados quadrados; Frisos – Metálico em toda a extensão lateral do carro.

Rodas – De aço tradicionais da família 215/70 R15; Maçanetas – Cromadas; Logo – “Galaxie 500”, na tampa do porta-malas.

Lanterna Traseira – Em cor única dividida em três blocos; Bagageiro – Não; Teto Solar – Não; Limpador do vidro traseiro – Não.

Galeria de Fotos 4 – Imagens mascoteclassicos.com.br

Acabamento Interno e Instrumentos

Painel – Com mostradores em escala horizontal; Conta – giros – Não; Acabamento do painel – Em courvin e detalhes cromados; Volante – De plástico injetado de dois raios, com meia lua cromada para acionamento da buzina.

Sistema de som – Sim; Ventilador – Sim; Ar – condicionado – Sim; Ar –  quente – Sim; Luz de leitura – Sim; Relógio – Analógico; Acendedor de cigarros – Sim.

Cinzeiro – Sim; Acionamento dos vidros – Manual basculante; Sistema de travamento das portas – Mecânico; Ajuste dos retrovisores externos – Manual.

Acabamento dos bancos – Em fino tecido aveludado; Acabamento das portas – Em courvin e detalhes cromados; Luz de Sinalização no rodapé das portas – Sim.

Banco traseiro – Sem acessório Encosto de cabeça – Não; Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Não; Assoalho – Acarpetado; Porta-malas – Acarpetado.

Vídeo – Ford Galaxie antigo

Vídeo Ford Galaxie antigo
Ficha Técnica – Ford Galaxie antigo – Versão LTD – Ano 1976

Carroceria – Sedã; Porte – Grande; Portas – 4; Motor –  Windsor 302 4.9; Cilindros – 8 em V; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 199 cv; Peso Torque – 46,2 kg/kgfm; Cilindrada – 4942 cm³.

Torque máximo – 39,8 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação –  Carburador; Direção – Hidráulica; Câmbio – Manual de 3 marchas com alavanca na coluna de direção.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1838 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal.

Comprimento – 5413 mm; Distância entre-eixos – 3020 mm; Largura – 1999 mm; Altura – 1412 mm; Aceleração de 0 a 100 – 15,3 Segundos; Velocidade máxima – 161 km/h; Consumo: Cidade 4 km/l – Estrada 6 km/l.

 Autonomia: Cidade 428 km – Estrada 642 km; Porta malas – 400 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 107 Litros.

Ford Galaxie antigo
Ford Galaxie antigo

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

carros antigos
carros antigos

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos