O Volkswagen Gol 1988 GL finalmente ganha um novo painel, e coloca fim ao pesadelo do painel quadrado.
- Ficha Técnica: Carroceria Hatch;
- Duas portas
- Pequeno porte;
- Motor Volkswagen AP 1600;
- Longitudinal;
- Tração Dianteira;
- Combustível Álcool;
- Carburador;
- Direção Simples;
- Câmbio manual de 5 marchas;
- Freios disco sólidos nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso 907 KG.
- Potência Oficial 90 cv;
- De 0 a 100 – 11,5 Segundos;
- Velocidade máxima 155 KM/h;
- Consumo Cidade 7,6 KM/L Estrada 11,9 KM/L;
- Porta malas 273 Litros.
- Carga útil 390.
- Tanque de combustível 55 Litros.
- Preço atualizado aproximado R$ 109.812,00.
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Até o ano de 1987 a Volkswagen por motivos diversos, ainda mantinha o painel quadrado da linha BX, herdado da Variant ll, desde 1980 em seu lançamento, o Volkswagen Gol GL 1988 finalmente recebe um painel mais moderno e consequentemente toda a família BX.
Em 1988 finalmente a história mudou, o Gol ganha não apenas um, mas dois novos estilos de painéis, baseado no painel do Polo alemão.
Os modelos de painéis foram divididos em três situações.
Gol CL com o novo painel sem botões de comando nas laterais.
Gol GL código 1. Com o mesmo painel do Gol CL sem botões de comandos nas laterais, porém com mais funções nos mostradores.
Gol GL código 2. Painel com botões de comando nas laterais e mais funções nos mostradores “Painel Satélite”.
Finalmente a linha Volkswagen Gol se igualava aos seus concorrentes Ford Escort e Fiat Uno, no quesito beleza e eficiência do painel, mas as mudanças não ficaram apenas no painel o Gol também recebeu novos retrovisores, os mesmos que equipavam a linha Santana.
Outra mudança significativa em 1988, o fim definitivo do pesadelo do câmbio 4 marchas em todos os modelos e versões da montadora aqui no Brasil, a salvo a versão CNPJ, vendida exclusivamente para empresas na versão GOL “C” 1988.
A versão do Gol GTS 1.8 já havia ganho o novo painel no segundos semestre de 1987, até mesmo o Gol GTS 1.8 no início de 1987 havia sido vitima do ultrapassado painel quadrado.
A questão do painel quadrado na verdade foi um erro de projeto, quando o Gol foi lançado haviam duas possibilidades para equipar o carro, com o painel da Variant ll, o famoso painel quadrado que já conhecemos, ou com o painel de sua antecessora a Brasilia, que já tinha mostradores do Polo alemão, bonitos e eficientes.
Mas por motivos que não sabemos exatamente, a Volkswagen abortou a opção de colocar no Gol os mostradores da Brasilia.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.
É uma pena que somente em 1991 o painel satélite equipou Gol GL, até então somente GTS e GTi tinham esse privilégio. Claro, sem contar que Voyage e Parati também já tinham o painel satélite desde 1988 nas versões GL e a Saveiro ficou na mesma situação do Gol. Coisas de VW Brasil!
Verdade Ricardo