Fiat Prêmio CSL 1.6 4 portas 1991 o pequeno sedã da montadora Italiana com acabamento e conforto de carro de luxo.
O início dos anos 90 foi marcado pela que nas vendas dos sedãs de pequeno porte no Brasil, sedãs médios e pequenos hatchs estavam no auge do gosto dos brasileiros, então a Fiat tratou de equipar seu modelo com um algo a mais e o resultado foi um sucesso.
Em 1991 os brasileiros estavam com os olhos ligados nos sedãs médios, Tempra, Versailles e Monza Tubarão, sem contar os pequenos Hatchs como GOL GTS/GTi – Uno 1.6 R e Escort XR3 1.8/2.0i, que haviam se tronado os queridinhos do Brasil.
Os pequenos sedãs como Voyage, Chevette e Prêmio estavam em queda livre. O Prêmio CSL 1.6 4 portas se tornou uma opção bastante interessante no início da década, a 6 anos no mercado, o pequeno sedã já disponibilizava de manutenção e peças fáceis de encontrar e a preços acessíveis, a Fiat acrescentou muito luxo, conforto e um motor muito ágil na cidade, bom de estrada e um conjunto bastante resistente no dia a dia.
A relação custo benefício foi tão boa, que inúmeros taxistas em todo o Brasil correram para as concessionárias atrás do sedã e de sua irmã Fiat Elba.
Acabamento Externo
Rodas de liga leve – Opcional.
Frisos e pintura na parte inferior na cor grafite, realçando a cor predominante do carro.
Nova frente com grade e faróis mais aerodinâmico e refinados.
Retrovisores mais cumpridos oferecendo uma visão melhor.
Lanternas traseiras fumê, um toque de beleza e esportividade.
Na tampa do porta malas um friso grafite realçando a fechadura.
Acabamento interno
Novo Painel mais alongado e refinado.
Mostradores, com conta-giros, controle de consumo de combustível, computador de bordo e indicador de porta.
Travas e vidros elétricos.
Ar- Condicionado Opcional.
Desempenho
Na cidade tinha uma retomada de marchas incrivelmente eficiente, era muito ágil, cheguei a dirigir por alguns meses o modelo e realmente surpreendia.
Na estrada, ótima posição de dirigir, entre os pequenos sedãs nacionais tinha o nível de ruido interno mais baixo, digno de um carro de luxo, um verdadeiro e estradeiro.
Pontos negativos
Acostumado com modelos da Fiat muito econômicos, em 1991 tanto o prêmio como a Fiorino e a Elba 1.6, consumiam um pouco a mais, não seguiam a mesma regra de economia da Família.
O carro com carga máxima 5 adultos e porta malas cheio, tinha dificuldade de subir serra e grandes ladeiras, em comparação aos seus concorrentes Chevette e Voyage AP.
Ficha Técnica
Motor Sevel 1.6.
84 CV de força.
Gasolina.
Peso 920 KG.
0 a 100 em 12 segundos.
Velocidade máxima 160 KM/h
Carros dos anos 90 – Fiat Prêmio CSL 1.6 4 portas 1991.
Motor Tudo – Carros clássicos brasileiros.
existe Fiat premio 93 de luxo
Com certeza sim.
Prêmio e Elba CSL completos ano 1993.
Sim, a versão CSL.