fbpx
Pular para o conteúdo

Dodge Le Baron 1981 uma das últimas unidades produzidas, fim do sonho americano

Dodge Le Baron 1981
Compartilhe

Dodge Le Baron 1981 uma das últimas unidades produzidas, fim do sonho americano no Brasil. No último ano de produção foram apenas algumas dezenas de unidades produzidas do sedan Le Baron, já utilizando a plaqueta de produção Volkswagen.

Anúncio

O modelo chegou em 1979 junto com o irmão cupê o Dodge Magnum, ano de transição administrativa do grupo Norte Americano Dodge/Chrysler para a Volkswagen do Brasil. Os novos modelos mantiveram o mesmo conjunto propulsor o V8 LA 318, com potência reduzida e um câmbio um pouco menos elástico, para dar um melhor equilíbrio na relação força consumo.

Mas sem dúvida o que mais chamava a atenção, era o acabamento, principalmente o interno, como bancos aveludados ou em couro estilo poltrona, único em carros produzidos no Brasil. Longe do grande auge do início da década de 1970, os preços de uma unidade zero km em 1981 eram bem mais comportados. Você comprava um Dodge Le Baron com câmbio automático a preço das versões de entrada do Opala 4 cilindros.

Várias motivos fizeram com que a Volkswagen não investisse em novos modelos, ou em um processo de atualização dos motores V8. O principal era a questão da fronteiras comerciais fechadas, sem a chance de chegar em solo brasileiro, modelos de médio e grande porte importados, para a montadora alemã, o melhor caminho era fechar as portas encerrar a produção, e se manter líder no mercado dos compactos.

Outro questão era o Dodge Polara que seria usado como uma segunda opção de médio da Volkswagen, para incomodar a Ford que vinha muito bem em vendas com Corcel II. Mas sem conseguir escoar a produção dos produtos Dodge/Chrysler, a estratégia também foi por água abaixo.

Tanto o Dodge Le Baron 1981, como os demais produtos da montadora no último ano de produção, tiveram um número bastante limitado de unidades produzidas. O Dodge Dart teve apenas 17 unidades fabricadas, acredita se que Le Baron e Magnum juntos, foram produzidos cerca de 50 unidades.

O exemplar da nossa matéria sem dúvida fez parte da última fornada dos produtos Dodge no Brasil. É um modelo destinado a colecionadores, com o interior ainda todo original de fábrica, painel, rádio, vidros, faróis, lanternas e calotas originais, são os mesmos que saíram da concessionária em 1981.

Dodge Le Baron 1981

Ficha Técnica – Dodge Le Baron 1981

Carroceria – Sedan; Porte – Grande; Portas – 4; Motor –  LA 318 5.2; Cilindros – 8 em V; Posição – Longitudinal; Peso Torque – 40,4 kg/kgfm; Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação –  Carburador.

Direção – Hidráulica; Câmbio – Automático de 3 velocidades, alavanca na coluna de direção; Embreagem – Conversor de torque; Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1678 kg; Comprimento – 5140 mm; Distância entre-eixos – 2820 mm.

Potência – 201 cv; Cilindrada – 5212 cm³; Torque máximo – 41,5 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 4400 RPM; Aceleração de 0 a 100 – 15,9 Segundos; Velocidade máxima – 153 km/h; Consumo: Cidade 5 km/l – Estrada 7 km/l.

Autonomia: Cidade 482 km – Estrada 642 km; Porta malas – 385 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 107 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 315.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Dodge Le Baron 1981
Dodge Le Baron 1981

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos