fbpx
Pular para o conteúdo

Clássicos e antigos remanescentes da zona rural entram no radar de colecionadores

Clássicos e antigos
Compartilhe

Clássicos e antigos remanescentes da zona rural, entram no radar de colecionadores, modelos como o Volkswagen Variant da nossa matéria, que rodaram durante décadas em regiões do país com perfil rural, longe da maresia do mar, e de grandes centros e cidades indústrias onde a taxa de corrosão é altíssima.

Anúncio

Com o mercado de carros clássicos, cada vez mais fechado para alguns modelos, a solução é buscar unidades para restaurar em regiões rurais, onde a taxa de corrosão de veículos é baixa, e um exemplar pode rodar durante décadas praticamente sem corrosão.

Ainda é bastante comum ver muitos modelos da família Volkswagen refrigerado a ar, Chevrolet Caravan, Chevette, e toda a família Corcel e Belina 1 e 2, além de picapes como C 10 e F 100, rodando no dia a dia em cidades do interior, com a estrutura intacta, apenas com a pintura queimada pelo sol ou pelo desgaste natural do tempo: Mas quais as vantagens e desvantagens para o mercado de carros antigos?

A maior vantagem como já citado, é a estrutura normalmente intacta, sem corrosão ou que tenham passado por grandes processos de recuperação em oficinas de funilaria, a grande maioria ainda traz os mesmos equipamentos e adereços de fábrica. Em muitos casos, são veículos adquiridos na mesma cidade ou na região, que ficaram na mesma família por décadas.

Anúncio

As desvantagens, ficam para o processo de restauração, apesar de não sofrerem com o processo de corrosão atmosférico por décadas, muitos veículos que rodam e cidades com perfil rural, tem problemas de trincas, em diferentes pontos da estrutura, como nas longarinas, pontos de apoio de suporte de motor e câmbio do bloco ou chassi. O motivo são os constantes impactos do dia a dia, em estradas de chão batido, e nas irregulares ruas de paralelepípedo.

Outro detalhe extremamente importante, é verificar o alinhamento das portas, capô e tampa do porta malas, além do alinhamento do teto e da carroceria como um todo. Não estamos falando aqui, do simples alinhamento das dobradiças e fechaduras de porta e capô. Mas da estrutura do veículo como um todo.

Mas para profissionais e empresas especializadas em restauração de carros clássicos e antigos, trazer e recuperar veículos de cidades com perfil rural, pode ser um negócio bastante lucrativo. Para quem Já tem equipamentos e profissionais na oficina prontos para trabalhar, e consegue comprar uma unidade a preço popular, após a restauração o lucro é certo.

Clássicos e antigos

Ficha Técnica – Clássicos e antigos – VW Variant 1600 – Ano 1973

Carroceria – VW SW; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 65 cv.

Peso Torque – 79,2 kg/kgfm; Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 12 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 950 kg; Suspensão dianteira – Independente, braço arrastado – Barra de torção.

Suspensão traseira – Independente, semieixo oscilante – Barra de torção; Comprimento – 4320 mm; Distância entre-eixos – 2450 mm; Largura – 1580 mm; Altura – 1430 mm; Aceleração de 0 a 100 – 23,1 Segundos.

Velocidade máxima – 138 km/h; Consumo: Cidade 7 km/l – Estrada 9 km/l; Autonomia: Cidade 280 km – Estrada 360 km; Porta malas – 200 Litros; Carga útil – Não Informado; Tanque de combustível – 40 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 105.000,00.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Clássicos e antigos
Clássicos e antigos

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos