Em 1980 começa a guerra dos pequenos hatchs no Brasil, nascem juntos o GOL e o Chevette Hatch, sendo que o modelo da Chevrolet já nascia um passo a frente.
Com um motor 1.4 refrigerado a água, e um acabamento interno muito superior aos modelos Volkswagen refrigerados a ar o Chevette Hatch era a nova sensação nacional.
O Chevette hatch foi muito bem projetado, bom na cidade e na estrada, ótimo de curvas, bonito, luxuoso e confortável, o único problema era o preço de compra, tinha o valor muito acima dos seus concorrentes, Brasilia e GOL, e também uma manutenção mais cara, o motivo era que o hatch da montadora norte americana, oferecia uma estrutura e opções mais avançadas que de seus concorrentes.
A posição de dirigir e o conforto que o volante e os bancos ofereciam estavam a frente de seu tempo, mesmo sem direção hidráulica o volante era muito macia e preciso, outro ponto que agradava muito os fãs da família Chevette, era o baixo nível de ruido interno, que para o início dos anos 80 era bastante agradável, sendo que o mercado brasileiros ainda estava acostumado com roncos e rangidos dos motores dos anos 70.
O Chevette Hatch ao lado do Passat, marcaram a época dos pequenos e médios mais seguros e que mais tinham equilíbrio, tanto na cidade como nas estradas, pois vinhamos de uma época nos anos 60/70 que as montadores focavam muito mais na força, e menos no equilíbrio.
O painel do Chevette era bastante agradável, eficiente e bonito, com mostradores de nível de combustível, temperatura do motor e relógio, um verdadeiro luxo para um carro de pequeno porte na época, somados ao lindo volante Chevrolet de 4 raios.
A traseira Hatch, também era um espetáculo a parte, as cumpridas lanternas traseiras, sinalizavam de forma eficiente e tinha uma estética que casava com perfeição ao desenho do carro.
Ficha Técnica
Motor Chevrolet 1.4 Refrigerado a água.
Tração traseira sistema diferencial/Cardã.
68 CV de Força.
Peso 980 KG.
0 a 100 em 19 segundos.
Velocidade máxima – 140 KM/h.
Carros dos anos 80 – Chevrolet Chevette Hatch SL 1.4 1980.
Motor Tudo – Carros Clássicos brasileiros.
Muito legal
Eu gosto muito dos carros
Antigos.
Tenho um kadett 1.8 ano 97