fbpx
Pular para o conteúdo

Carros elétricos em alta demanda crescente impulsiona a indústria automotiva

Carros elétricos em alta
Compartilhe

Carros elétricos em alta demanda crescente impulsiona a transformação da indústria automotiva, Saiba como funcionam os veículos elétricos, os principais modelos e as tendências do mercado automotivo, Os carros elétricos são o futuro da indústria automotiva e a grande aposta para a modernização e diminuição da emissão de gases gerados pelos combustíveis fósseis, que agravam diariamente a situação atmosférica e o efeito estufa.

Os “veículos de zero emissão”, como são chamados, correspondiam a menos de 1% do mercado em 2021, mas, com os avanços tecnológicos e a popularização do conceito de sustentabilidade ambiental, a tendência é que os consumidores invistam na alternativa elétrica.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), foram vendidos 732 modelos deste tipo em 2021. Para os especialistas em dados do grupo Gartner, até 2025, as altas tecnologias passarão a integrar o sistema operacional de 95% da frota de novos carros nas ruas.

Além disso, as estimativas dos analistas preveem que, até 2026, mais de 50% dos veículos elétricos vendidos no mundo todo pertencerão às marcas chinesas.

Algumas marcas renomadas, como Porsche, Mercedes, Audi, BMW, Jaguar, Volkswagen, Peugeot, JAC, Chevrolet, Nissan, Fiat, CAOA Chery e tantas outras, já apresentam modelos movidos à eletricidade e podem expandir ainda mais o seu portfólio futuramente.

O fato é que o mercado está se expandindo e a modernização está caminhando cada vez mais a passos largos, juntamente da consciência ambiental das indústrias. Por isso, é importante saber tudo sobre as novas tendências que podem estar mais perto do nosso cotidiano do que imaginamos.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

 Como funcionam os carros elétricos?

No Brasil, já tínhamos familiaridade com alguns ônibus de transporte público movidos à eletricidade – os trólebus –, porém os carros elétricos operam de uma outra maneira. Eles funcionam por meio de uma bateria recarregável que armazena a energia.

Ela é conduzida até o inversor, que transforma a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é transportada até o motor de indução. Com isso, ela aciona os mecanismos do motor e faz as rodas girarem para iniciar o movimento do automóvel.

Isso reduz a emissão de poluentes, não emite ruídos, prolonga a vida útil das peças, devido a diminuição de atrito, facilita a condução do veículo e ajuda na economia dos custos com combustível.

 Os principais tipos de carros elétricos

– Plug-in Electric: carros totalmente elétricos que obtêm energia com o carregamento;

– Plug-in Hybrid: são os famosos carros híbridos, que funcionam tanto com energia elétrica quanto com combustível. São vantajosos, pois, caso a bateria descarregue, é possível trocar para o modo à combustão;

– Hybrid Electric: eles funcionam, principalmente, com combustível, mas também recebem eletricidade. Ao contrário do Plug-in Hybrid, eles são carregados pelo sistema de recuperação de energia, e não por uma fonte.

 Como carregar a bateria e qual a duração média?

A recarga completa pode ser feita em uma tomada residencial de 120V a 220V, durante 20 horas, ou por aparelhos Wallbox, que complementam o carregamento em até 4 horas. Alguns lugares também possuem eletropostos para recargas rápidas de até 40 minutos.

A quilometragem varia conforme o modelo do carro e a capacidade da bateria (kWg), mas, em geral, a recarga pode durar de 200 km a 350 km.

Embora seja uma alternativa muito vantajosa, os valores ainda são pouco acessíveis, e, quando se trata de economia, os brasileiros ainda optam por buscar carros seminovos em Bauru e em outras cidades do país em que há uma forte demanda por automóveis.

Carros elétricos em alta
Carros elétricos em alta

Carros antigos

Caminhonete D10, a arma da GM para enfrentar o Ford F-1000 Elba carro – Chega ao Brasil o SW da família Uno, que tirou o sono dos SW Compacto VW e GM Fiat Oggi CSS 1.4 1984 conheça o Esportivo da Família 147 Vectra Elegance, em 2009 o médio de luxo da Chevrolet ainda causava frisson Toyota Paseo, conheça o cupê compacto da montadora japonesa Corsa 99, a versão Super do popular mais confortável da década de 1990 Opala 6 caneco, a versão standard de 1979 customizada Saveiro 96, o fim da bem sucedida geração quadrada se aproximava Chrysler Neon 2000, o início do fim, do médio de elite, hoje um raro colecionável Vectra 97, nunca restaurado, a versão CD 16V, com teto solar e câmbio automático

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos