Novo elétrico da gigante americana é apresentado ao Brasil e conta com grande autonomia, além de apetrechos tecnológicos de segurança.
O mercado brasileiro de automóveis segue ansioso pela chegada de mais modelos de carros elétricos. Uma pesquisa encomendada pela Google indica que mais da metade dos entrevistados que pretendem comprar um automóvel dentro de três meses cogita adquirir um veículo elétrico. O grande diferencial, apontam, é a tecnologia que possuem e que representam, além da sua economia e da eficiência energética.
Muito embora o preço seja ainda um fator que não atrai novos compradores, o mercado segue aquecido: o mês de março de 2023 registrou um aumento de 55% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Fatores como falta de infraestrutura de abastecimento também afastam possíveis compradores, mas isso não impede o sucesso que as montadoras vêm obtendo nesse segmento tão promissor.
Prova disso é o mais recente lançamento da Chevrolet, o Bolt EUV, segundo elétrico da marca a desembarcar no país. O modelo zero emissão foi precedido pelo Bolt EV, lançado em 2019. Equipado com motor de 203 cv e torque instantâneo, grande autonomia e freio regenerativo, capaz de carregar parte da carga da bateria, foi a primeira aposta da gigante americana neste nicho de mercado, que agora só tende a crescer.
O novo modelo da GM fez sua primeira aparição durante o festival Lollapalooza, em São Paulo, o qual a montadora é a principal patrocinadora. E não para por aí: novos modelos serão anunciados, de forma a diversificar ainda mais o portfólio de elétricos da marca no Brasil, uma grande aposta feita no que se acredita ser um mercado extremamente promissor.
Além disso, a empresa selou o compromisso de zerar suas emissões de carbono até o ano de 2040. Para isso, fez grandes investimentos no desenvolvimento de modelos elétricos, ultrapassando os US$ 35 bilhões. Entre os modelos desenvolvidos, o que inclui o Bolt EUV, existe a preocupação de lançar também carros mais acessíveis e populares, caso do mercado brasileiro e sul-americano.
O Bolt EUV é equipado com o mesmo motor de seu predecessor, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. No entanto, seu tamanho é um pouco maior: 15 centímetros mais longo, o que proporciona um espaço interno mais generoso. Mas o que o diferencia mesmo dos demais carros é sua autonomia. São quase 400 quilômetros sem a necessidade de carga.
Para pôr à prova ainda mais a autonomia do novo modelo, a Chevrolet realizará um verdadeiro desafio em sua pista de testes, localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Batizado de Bolt EUV Range Challenge, o carro percorrerá o circuito circular de forma ininterrupta, a fim de bater o recorde global de autonomia com apenas uma carga de bateria. A expectativa é de superar 456 quilômetros, meta estabelecida pela norma WLTP, um método de estimativa de autonomia.
Usando a técnica de “hypermilling”, onde o carro se mantém em uma velocidade média fixa, evitando acelerações e frenagens bruscas e sem parar por completo, acredita-se que o novo Bolt será capaz de estabelecer um novo patamar de autonomia e eficiência energética. Um passo importante para este que já é um dos carros mais modernos e tecnológicos entre os elétricos.
Contando até mesmo com sistema de assistência por voz e condução sem as mãos, o Bolt já aponta para o caminho da direção autônoma com grande segurança até mesmo para viagens, proporcionando conforto para toda a família. Um item também capaz de trazer mais segurança para viagens é o purificador de ar. Capaz de prevenir contra doenças respiratórias e eliminar vírus do ar, saber quanto custa um purificador de ar pode ser importante para sua utilização em longas viagens a bordo do Bolt EUV.