fbpx
Pular para o conteúdo

Alfa Romeo Ti 4 2300 2.3 8V Um carro muito avançado para um país muito atrasado.

Compartilhe

O Alfa Romeo Ti 4 2300 foi o único carro nacional de grande porte ao lado do Opala que conseguiu sobreviver ao fim da era dos gigantes nacionais, durante os anos 70, graças a sua tecnologia.

O Alfa Romeo Ti 2300 um carro muito a frente de nosso tempo, durabilidade, desempenho, luxo e conforto

Quando foi lançado em 1974 os primeiros modelos sofriam com alguns problemas como, um leve ronco dos rolamentos das rodas e vibração da suspensão na estrada, defeitos por conta do fraco controle de qualidade da montadora FNM, mas após a Fiat assumir o controle da produção os problemas foram sanados.

Anúncio

Entre os anos de 1976 e 1986 o Alfa Romeo Ti 2300 era o único carro nacional que conseguia manter uma velocidade constante de cruzeiro durante longos períodos, em velocidade máxima algo próximo a 170 Km/h, tudo graças a tecnologia de ponta.

Tecnologia e Desempenho.

  • Direção – o sistema de direção Hidráulica era extremamente preciso, quanto maior a velocidade mais o sistema se adaptava a relação peso/velocidade.
  • Suspensão – mesmo não sendo um sistema eletrônico de amortecedores, o carro conseguia aliar a macies de uma suspensão de carro executivo e a extrema eficiência  de uma suspensão esportiva, muito diferente dos carros dos anos 70/80 que saiam de frente, de traseira ou balançavam muito em situações de pista molhada, o Alfa Romeo era muito estável e preciso.
  • Freios – A disco nas quadro rodas, mas a questão não era apenas o fato de ter um sistema a disco, a qualidade do material utilizado no sistema era tão avançada que a precisão em freadas fortes, até mesmo em pistas molhadas chamava a atenção.
  • Motor e Câmbio – O motor tinha o tamanho e a potência exatas, não era um motor muito grande a ponto de deixar o carro muito pesado e beberão, mas também não tão pequeno a ponto de faltar potência, forte e robusto em velocidade final e agilidade, câmbio de 5 marchas com engates precisos e retomadas de marcha de fazer qualquer esportivo da época passar vergonha.

Luxo e Conforto.

  • A quantidade instrumentos que o Ti 2300 oferecia era bastante generosa, tinha um painel tão completo que virou referência para outras montadoras.
  • Bancos de couro ou em tecido fino com encosto de cabeça traseiro e dianteiro.
  • Volante de três raios bem desenhados que não atrapalhava a leitura dos mostradores do painel, independente da posição.
  • Ar-Condicionado de série.
  • O material utilizado em todo o acabamento do carro seguia os mesmos padrões da mecânica, sempre produtos de primeira linha com muita qualidade, não parecia um carro brasileiro produzido em linha de montagem que utiliza o mais prático e barato.
  • Um porta malas muito generoso com 436 litros.






No final dos anos 70 até 1986 quando foi descontinuado, o alfa Romeo TL 4 2300 era o único carro nacional capaz de substituir uma Mercedes ou BMW, devido a sua eficiência e qualidade, fazia com que empresários, executivos e políticos do alto escalão não precisasse importar carros de luxo.

Mas o calcanhar de aquiles do Ti 2300 era o preço, entre 1984 e 1986 com o dinheiro de 1 Ti 4 2300, você comprava dois Santanas CS zero quilometro.

Quando o grupo Fiat resolveu descontinuar o modelo houve uma enxurradas  de cartas pedindo para manter o carro.

Quando o grupo italiano Fiat Alfa Romeo. anunciou o fim da produção do poderoso Alfa Romeo Ti 4 2300, ocorreu uma chuva de cartas tanto para a montadora como para as revistas automobilísticas da época, pedindo o não fim da produção, mas na verdade as cartas eram de militares do alto escalão do governo militar da época, e de mega empresários brasileiros, que sabiam que se o Alfa Romeu saísse de linha teriam que desembolsar centenas de milhares de dólares para pagar faraônicos impostos para importar Mercedes, Jaguar e Alfas Romeo de outros países.

O trecho de uma das cartas dizia o seguinte, “Saio da cidade de São Paulo rumo ao interior com meu Alfa Romeo a 170 KM/h com todo o conforto que o carro pode oferecer e só desacelero quando chego no meu destino, nenhum carro nacional faria o mesmo, com o fim da produção terei que dispor de grandes quantias em dinheiro para importar Mercedes”

Ficha Técnica.

  • Motor 2.3 4 cilindros – longitudinal.
  • 150 CV de força.
  • De 0 a 100 em 12.5 segundos.
  • Velocidade máxima 175 Km/h.
  • Peso 1426 KG.
  • Consumo Cidade 5.1 KM/L  Estrada 10 Km/L.
  • Valor atualizado não verificado.













Motor Tudo – alfa Romeo TL 4 2300.

Carros dos anos 80 – Carros Clássicos brasileiros.

14 comentários em “Alfa Romeo Ti 4 2300 2.3 8V Um carro muito avançado para um país muito atrasado.”

  1. Gostaria de compartilhar com todos ainda eh até hoje um carro muito a frente de seu tempo . Só estaria defasado se nos dias de hoje todos os veículos saíssem com todos os opcionais como as Alas 2300 pois só pra comparar um veículo como Renault Kwid o que oferece sendo fabricado 35 anos após o encerramento das Saudosas 2300. Digo a vcs depois de anos de paixão e vontade hj sou proprietário de 2 2300 sendo uma 85/85
    É uma 86/86 tenho o prazer de poder andar em um veículo anos à frente de seu tempo
    Assino. RObson Mattiello

  2. Tivemos 2 do mesmo ano (1982) e eram bem diferentes entre si. Um carro pesado e beberrão ( na cidade). Ótimo acabamento, ótimo ar condicionado, apesar de ser do tipo caixote, realmente com bom comportamento dinâmico. Mas não sei se classificaria como carro de primeiro mundo, principalmente no final da sua vida por aqui (1986) quando já apresentava defasagem tecnológica e de desempenho com relação aos irmãos italianos. Mas gosto muito do carro mesmo assim e teria um hoje se pudesse.

  3. Lindo mas o que chama mais a atenção é o conjunto mecânico,imagine esse motor c injeção eletrônica .E se a Fiat tivesse aproveitado no Tempra ou até no Marea ,a história dos médios Fiat seria outra

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos