No mundo automobilístico, os modelos do Brasil ganham destaque, encantando colecionadores e entusiastas ao redor do mundo com seu design e história única, No mundo automobilístico, a paixão por carros antigos é algo que transcende fronteiras e conecta entusiastas de diferentes culturas ao redor do mundo.
Embora a maioria desses veículos clássicos seja proveniente de fabricantes internacionais, é importante ressaltar que o Brasil também possui sua parcela de carros esportivos antigos que conquistam admiradores tanto dentro do país como fora.
Entre os modelos brasileiros que se destacam nesse cenário, é possível mencionar o VW SP2, um automóvel que se tornou um grande ícone da indústria automotiva brasileira. Fabricado pela Volkswagen entre 1972 e 1976, o SP2 apresentava um design esportivo e aerodinâmico, com linhas suaves. Ele teve por volta de 10 mil unidades fabricadas na época e conta com uma delas exposta no museu da Volks, na Alemanha. A raridade faz também sucesso em exposições nos Estados Unidos.
Já o Puma GT 1500 foi também outro carro esportivo icônico produzido no Brasil. Fabricado entre 1968 e 1970, o modelo era conhecido tanto por seu estilo agressivo quanto por sua agilidade nas pistas. Tinha motor e suspensão modificados, o que melhorava seu desempenho. A inspiração para o modelo veio do Lamborghini Miura. Este é outro carro de produção brasileira que faz sucesso nos dias de hoje mundo afora.
Já o Farus ML 929 é um modelo de carro esportivo brasileiro produzido pela Farus Automóveis. Ele foi lançado na década de 1990, com destaque para seu capô alongado e seus faróis embutidos, que conferiam ao veículo um visual bastante futurista. O modelo exclusivo teve sua tiragem limitada. Seu legado continua vivo e é um dos modelos mais valorizados pelos aficionados por carros antigos.
O Hofstetter, por sua vez, foi um carro esportivo brasileiro projetado nos anos 1970, mas que veio a público em 1984. Ele foi desenvolvido pelo brasileiro Mário Richard Hofstetter, que buscou inspiração no Alfa Romeo Carabo. Com poucas unidades fabricadas, o modelo foi exposto no salão do automóvel da época, e hoje é uma raridade que empolga os colecionadores.
Outro modelo admirado atualmente é o Miura Saga, produzido entre 1984 e 1988. Ele foi revelado no salão do automóvel no ano de início da produção. O modelo apresentava até mesmo uma espécie de computador de bordo que falava, controle remoto para destravar as portas e controle automático de velocidade. O veículo, todo cheio de tecnologia para a época, chamava bastante atenção com seus faróis escamoteáveis e design envolvente.
O Bianco S 1600 é outro clássico carro esportivo brasileiro. Ele foi lançado também em um salão do automóvel, mas no ano de 1976. O modelo apresentava linhas arrojadas para a época, com para-brisa e para-lamas sinuosos. O porta-malas ficava na parte frontal do veículo, que contava ainda com barras anticapotagem. A trajetória do modelo foi curta, porém contou com diversos entusiastas que apostaram nele.
O Lobini H1 foi um modelo de automóvel esportivo que fez sucesso nos anos 1990 e 2000. Uma de suas principais qualidades era seu baixo peso, que o ajudava a alcançar altas velocidades em poucos segundos. Seu design tinha um estilo bastante arrojado, que incluía portas no estilo tesoura. Ele contava com arcos de proteção em capotamento e também cinto de segurança de quatro pontos. Os alto-falantes ficavam localizados nas portas e não havia porta-malas.
Os carros esportivos antigos são verdadeiras obras-primas que encantam os amantes de automóveis em todo o mundo. Pode-se ver a grande variedade e criatividade dos fabricantes do passado. Entusiastas dedicam tempo, esforço e recursos para adquirir e preservar essas máquinas do passado. São pessoas que gostam de viajar no tempo e observar as tendências e tecnologias da época em que foram produzidas.
A procura por modelos esportivos brasileiros antigos é grande no exterior. A exportação de veículos do tipo encontra uma considerável burocracia para chegar em outros países. Os interessados em exportar carros usados precisam se informar junto à Receita Federal, onde podem adquirir uma certificação para tal. Ao seguir todas as etapas do processo, se consegue levar o veículo para brilhar fora do Brasil.
O administrador brasileiro Carlos Alberto Calçada, por exemplo, importa veículos do Brasil para os Estados Unidos com toda a documentação necessária, como fatura comercial, apólice de seguro de transporte, romaneio, certificado de origem, entre outras. Suas unidades do VW SP2 chamam tanta atenção que já ganharam diversos prêmios, desbancando até Ferrari e Lamborghini. Colecionadores se sentem atraídos pela raridade dos veículos, e os modelos esportivos brasileiros estão em alta.
Os curiosos podem procurar por feiras de carros antigos, exposições automotivas, museus de automóveis, clubes e associações de carros antigos ou ainda leilões desse tipo de carro. Assim, é possível notar os designs clássicos, as linhas elegantes e todo o charme do passado. Esses modelos evocam uma sensação de nostalgia aos admiradores. É uma forma de mostrar também para as crianças como eram os carros do passado em uma viagem a outras décadas.