O Chevrolet Caravan Diplomata SE 4.1 1991 perto de ser descontinuado o SW da família Opala ainda em balava o sonho de muitos brasileiros. Elegante e eficiente um verdadeiro sinônimo de luxo e poder. Alguns modelos nacionais como Passat quadrado e o Monza Tubarão, às vésperas de serem descontinuados, tiveram seus preços consideravelmente reduzidos. O mesmo não aconteceu com a família Opala que Manteve um custo médio dentro dos padrões nos últimos anos de fabricação.
Ainda era um dos modelos produzidos em solo Nacional de custo mais elevado e nos dois últimos anos de produção as vendas caíram consideravelmente. O início da abertura do mercado para importados, além da montadora passar seu foco para novos modelos que já estavam no forno iniciaram a contagem regressiva para descontinuar o Chevrolet Caravan Diplomata SE.
Entre os anos de 1975 1992 o Chevrolet Caravan foi o único SW de grande porte produzido em solo brasileiro seu concorrente direto acabou sendo Volkswagen Santana Quantum o SW de médio porte derivada da família Santana modelo de médio porte com estrutura e tecnologias diferentes do modelo Chevrolet.
A unidade aqui da matéria vem equipada com motor 4.1 6 cilindros com potência de 128 cavalos um consumo médio de 7 Km/l na cidade 9,5 km/l na estrada com velocidade final real de 168 quilômetros por hora e aceleração de 0 a100 em 12,1 segundos. A unidade vem equipada com banco em Fino tecido aveludado opcional para bancos em couro, conta giros, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico.