fbpx
Pular para o conteúdo

Carros elétricos vantagens e desvantagens. Será que você está pronto?

carros elétricos vantagens e desvantagens
Compartilhe

Carros elétricos vantagens e desvantagens, na teoria as vantagens são infinitas, na prática, quem já andou em um veículo elétrico, também encontra muitas vantagens. Mas até onde compensa em termos técnicos e financeiros?

Anúncio

Segundo o marketing das montadoras e da grande parte da mídia mundial, carros e utilitários elétricos tanto leves como pesados, são a solução para a emissão de poluentes, emitidos pelos motores a combustão, tanto no ar como no solo, sem contar a poluição sonora.

E com certeza faz todo sentido. Mas ainda na questão do meio ambiente, até onde compensa? A matéria do Motor Tudo de 15 de outubro de 2022, abordou sobre como as empresas irão reciclar ou se desfazer de mais de 100.000.000 de baterias todos os anos, sendo que, entre as décadas de 2030 e 2040 este será o número de carros eletrificados descartados no mundo anualmente.

Carros elétricos vantagens e desvantagens
Carros elétricos vantagens e desvantagens

Questões técnicas e viabilidade para o usuário

Projetos compactos e de médio porte da maioria montadoras, já entregam uma certa eficiência, mas ainda com algumas limitações, como a autonomia e o processo de carregamento longe de casa. Entre a cidade do litoral paulista Santos e a capital São Paulo, são 75 km de estrada, um modelo com autonomia de pouco mais de 200 km, teria dificuldade de ir e voltar sem precisar recarregar.

Aproximadamente 30 km do percurso, é de serra pelo sistema Anchieta Imigrantes, uma estrada bastante íngreme, neste caso provavelmente a autonomia de 200 km já é reduzida para aproximadamente 180 km ou 185 km, se o veículo estiver com 5 adultos e porta malas cheio, a mesma autonomia de bateria, provavelmente cairá para algo próximo de 165 km ou 175 km, o peso do pé do motorista também conta muito.

Em um percurso com trecho íngreme de serra e com o veículo pesado, como a que nos referimos aqui, “Santos a até São Paulo”, dificilmente você fará o trajeto de ida e volta sem precisar recarregar. Mas ai entra outra questão, como lidar com o processo de recarga de baterias longe de casa?

O desconforto existe e não tem como negar. Pontos de recarga como postos de gasolina, restaurantes e até em estacionamentos de farmácias, já existem. Mas em raras regiões do Brasil como os grandes centros, Belo Horizonte MG, Salvador Bahia, São Paulo SP, Porto Alegre RS, além de outros.

Outro de talhe é a lojista que o proprietário tem que elaborar antes de viajar. Dependendo da carga que carro vai precisar receber, além da marca e modelo, seu eletrificado tem que ficar entre 30 minutos e 8 horas parado carregando.

Mas para o uso apenas na área urbana, neste caso é mais viável, um compacto elétrica com autonomia entre 180 km ou 200 km, pode ser usado no dia dia dentro da cidade com maior comodidade. Mas ainda é necessário um bom planejamento para não ficar parado no meio do trânsito.

Mas existe uma alternativa bem mais viável, tanto para percorrer longas distâncias como para quem precisa rodar horas na área urbana sem precisar recarregar. São os eletrificados de elite, mas infelizmente no Brasil esta apenas ao alcance de poucos, os valores partem de R$ 580.000,00 e podem passar fácil de R$ 5.000.000,00.

Carros elétricos vantagens e desvantagens
Carros elétricos vantagens e desvantagens

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos