O Palio 98, já estava em seu segundo ano de produção, sucesso absoluto em vendas. O compacto da Fiat, foi desenvolvido no Brasil, em parceria com a empresa italiana de projetos automotivos I.DE.A, no início da década de 1990, hoje a empresa pertence a um grupo Suíço.
A Fiat de olho na farra dos compactos que iniciou no Brasil, e começou a virar uma febre em países de terceiro mundo, como África do Sul, e os demais países da América do Sul, resolveu criar um projeto, mais moderno que seu principal produto o Fiat Uno, em 1996 nasce o Fiat Palio.
O Sucesso foi imediato, apesar de ser um projeto mais moderno que o Uno, o número de unidades emplacadas de ambos os modelos no final da década de 1990 e início dos anos 2000, eram bastante próximos. No quesito preço e equipamentos a família Pálio estava um passo a frente.
Mas como todo início de projeto, o Fiat Palio, passou por momentos difíceis, algumas unidades produzidas entre 1996 e 1997, após dois ou três anos de uso, apresentaram problemas de parte elétrica e infiltração de água pelo para-brisa. Entre os anos de 1999 e 2000, muitos proprietários voltaram ás concessionárias, tiveram seus reparos feitos, mas não foi recall, como muitas unidades tinham entre 3 e 5 anos de garantia, a montadora custeou as despesas.
O Exemplar aqui da matéria é um Palio 98, EDX 1.0, na carroceria 4 portas, não foi a versão mais emplacada na década de 1990, posto que ficou para “ED 1.0, duas porta”. Mas era uma das versão intermediária que disponibilizava ar-condicionado e trio elétrico. No geral a primeira geração, tinha como pontos positivos a robustez, economia, e o bom desempenho dos compactos Fiat.
Desempenho
Estabilidade – Com a mesma estrutura desde seu lançamento em 1996, era muito eficiente em curvas de alta, e em retas em altas velocidades, mesmo com o piso molhado.
Motor – Utilizando o motor Fiat Fiasa 1.0, a gasolina de 61 cv, com injeção multiponto, era muito confiável e de manutenção descomplicada.
Câmbio – O câmbio manual de 5 velocidade, não tinham engates muito precisos, mas compensava por ser elástico e resistente.
Retomadas e ultrapassagens – O motor Fiasa 1.0 se comportava muito bem, sem falhas, respondia muito bem ao simples toque ao pedal do acelerados, mas como todo carro 1.0, com 5 adultos e porta malas cheio, era sempre bom negociar bem as ultrapassagens.
Consumo – Para um motor 1.0 a gasolina, de um carro que pesava 905 kg, fazer 13,2 km/l na cidade, era uma grande virtude para a época. O ponto negativo ficava para o consumo com o carro pesado, três adulto e porta malas cheio, consumia bem mais que os esperado. Mais detalhes na ficha técnica no final do post.
Acabamento Externo
Faróis – De lentes chanfradas nas extremidades;
Setas dianteiras – Embutidas no mesmo conjunto dos faróis;
Para – choques – Envolventes na cor grafite;
Faróis de neblina – Não;
Grade de ar do motor – Embutida no para-choque;
Retrovisores Externos – Panorâmico com ajuste mecânico interno – Opcional elétrico;
Frisos – Fino friso emborrachado em toda a extensão lateral do carro;
Rodas – Rodas de aço 155/80 R13;
Maçanetas – Embutidas, na cor grafite;
Logo – “Palio EDX” na tampa do porta malas;
Lanterna Traseira – Tricolor com luz de ré;
Bagageiro – Não;
Teto Solar – Não;
Limpador do vidro traseiro – Sim;
Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades
Acabamento Interno e Instrumentos
Painel – Com mostradores básicos em escala circular;
Conta – giros – Não;
Acabamento do painel – Em vinil, nas cores cinza e grafite;
Volante – Espumado de 3 raios;
Sistema de som – Opcional;
Ventilador – Sim;
Ar – condicionado – Sim;
Ar – quente – Sim;
Luz de leitura – Não;
Relógio – Não;
Acendedor de cigarros – Sim;
Cinzeiro – Sim;
Acionamento dos vidros – Elétrico nas portas dianteiras, porta traseiras manual basculante de série, e opcional para elétrico;
Sistema de travamento das portas – Elétrico;
Ajuste dos retrovisores externos – Ajuste mecânico interno – Opcional elétrico;
Acabamento dos bancos – Tecido;
Acabamento das portas – Em vinil e tecido;
Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não;
Banco traseiro – Sem acessórios;
Encosto de cabeça – Para dois passageiros nos bancos dianteiros, com ajuste de altura;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim;
Assoalho – Acarpetado;
Porta-malas – Acarpetado;
Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades
Ficha Técnica – Palio 98 – Versão EDX 1.0 na carroceria 4 portas
Porte – Compacto;
Portas – 4;
Motor – Fiasa 1.0;
Cilindros – 4 em linha;
Válvulas por cilindro – 2;
Posição – Transversal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 61 cv;
Peso Torque – 111,7 kg/kgfm;
Cilindrada – 994 cm³;
Torque máximo – 8,1 kgfm a 3000 rpm;
Potência Máxima – 6000 rpm;
Tração – Dianteira;
Alimentação – Injeção Multiponto;
Direção – Simples;
Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho;
Embreagem – Monodisco a seco;
Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso – 905 kg;
Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal ;
Comprimento – 3735 mm;
Distância entre-eixos – 2361 mm;
Largura – 1614 mm;
Altura – 1445 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 18,7 Segundos;
Velocidade máxima – 150 km/h;
Consumo: Cidade 13,2 km/l – Estrada 18,7 km/l;
Autonomia: Cidade 634 km – Estrada 677 km;
Porta malas – 280 Litros;
Carga útil – Não informado kg;
Tanque de combustível – 48 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 69.723,00;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de campinas as Melhores Raridades
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.