O Golf azul, foi uma das cores mais comercializadas, desde a primeira geração MK1 na Alemanha, por lá, o azul, branco e vermelho davam as cartas. O modelo se tronou o sonho de consumo dos fãs da montadora alemã aqui no Brasil, desde o início da década de 1980, quando as imagens do carro passaram a circular com mais frequência em revistas automotivas tupiniquins.
Enquanto você pagava grande quantias em dinheiro para andar de Chevette, Fiat Uno ou Gol refrigerado a ar, na Europa entre os anos de 1983 e 1984, o Golf era posicionado como um compacto com custo de carro popular para os padrões do velho mundo, e já utilizava tecnologias como injeção eletrônica, e motor 1.8 de 16v, alcançando velocidade final real de 200 km/h. Uma realidade impossível de ser introduzida em um país de terceiro mundo, com as fronteiras comerciais fechadas.
A unidade aqui da mateira é um Golf azul GLX 2.0 1997, a versão top de linha ao lado do esportivo GTi 2.0. Aqui no Brasil durante a década de 1990, as cores inicialmente mais comercializadas eram, o vermelho Sport, vinho perolizado, azul, preto e o branco. Já no final da década de1990, o branco pérola, prata e o azul Los Angeles, passaram a ter uma certa preferência do público.
A chegada das primeiras unidades importadas no Brasil em 1994, marcou uma grande movimentação no mercado dos hatchs médios, em 1993/94 o Fiat Tipo também das as caras por aqui, a Chevrolet se movimenta e trás da Bélgica o eficiente e rápido Opel Astra. Nitidamente a guerra dos médios, da década de 1980 e início da década de 1990, entre VW Santana, GM Monza e Kadett e Ford Escort, chegará ao fim, dando lugar a uma nova geração.
Desempenho
Estabilidade – O modelo em todas as versões, entregava muito equilíbrio, o conjunto, do projeto, dava ao carro muita segurança e conforto.
Motor – Utilizando o motor VW EA827 2.0 Mi a gasolina, era robusto e muito confiável. Mas os custos das manutenções preventivas e corretivas, eram bastante salgados.
Câmbio – O câmbio manual de 5 velocidades, era robusto e elástico, de engates precisos dando ao carro um ar mais esportivo.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor elástico com muito fôlego, que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável.
Consumo – Para um motor 2.0 com injeção multiponto, fazer 10,3 km/l na cidade, estava dentro do esperado para a época, mais informações na ficha técnica no final do post.
Acabamento Externo
Faróis – Faróis retangulares de lentes planas, boleados nas extremidades;
Setas dianteiras – Embutidas no para – choque;
Para – choques – Envolventes na cor da carroceria;
Faróis de neblina – Sim;
Grade de ar do motor – Em frisos na horizontal, na cor da carroceria;
Retrovisores Externos – Panorâmicos, com ajuste elétrico interno;
Frisos – Emborrachado na cor da carroceria;
Rodas – De aço 185/60 R14, com calotas de plástico;
Maçanetas – Na cor grafite;
Logo – “Golf GLX”, Na tampa do porta – malas;
Lanterna Traseira – Tricolor com luz de ré;
Bagageiro – Não;
Teto Solar – Opcional;
Limpador do vidro traseiro – Sim;
Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades
Acabamento Interno e Instrumentos
Painel – Com mostradores em escala circular, em mph e km/h;
Conta – giros – Sim;
Acabamento do painel – Em vinil em tons grafite;
Volante – Espumado de quatro raios;
Sistema de som – Sim;
Ventilador – Sim;
Ar – condicionado – Sim;
Ar – quente – Sim;
Luz de leitura – Sim;
Relógio – Digital;
Acendedor de cigarros – Sim;
Cinzeiro – Sim;
Acionamento dos vidros – Elétrico nas 4 portas;
Sistema de travamento das portas – Elétrico;
Ajuste dos retrovisores externos – Interno elétrico;
Acabamento dos bancos – Em tecido aveludado;
Acabamento das portas – Em vinil e tecido;
Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não;
Banco traseiro – Com cinto de segurança de três pontos, e encosto de cabeça para dois passageiros;
Encosto de cabeça – Para dois passageiros com regulagem de altura nos bancos dianteiros;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim;
Assoalho – Acarpetado;
Porta-malas – Acarpetado;
Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades
Ficha Técnica – Gol azul – Na versão GLX 2.0 1997
Carroceria – Hatch;
Porte – Médio;
Portas – 2;
Motor – EA827 2.0;
Cilindros – 4 em linha;
Válvulas por cilindro – 2;
Posição – Transversal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 114 cv;
Peso Torque – 67,4 kg/kgfm;
Cilindrada – 1984 cm³;
Torque máximo – 16,7 kgfm a 3200 rpm;
Potência Máxima – 5400 rpm;
Tração – Dianteira;
Alimentação – Injeção Multiponto;
Direção – Hidráulica;
Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho;
Embreagem – Monodisco a seco;
Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso – 1125 kg;
Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal;
Comprimento – 4020 mm;
Distância entre-eixos – 2475 mm;
Largura – 1680 mm;
Altura – 1423 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 11 Segundos;
Velocidade máxima – 186 km/h;
Consumo: Cidade 10,3 km/l – Estrada 15,3 km/l;
Autonomia: Cidade 605 km – Estrada 825 km;
Porta malas – 330 Litros;
Carga útil – Não informado;
Tanque de combustível – 55 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 198.795,00 ;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades Imagens Reginaldo de Campinas as Melhores Raridades
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.