Ele desembarcou no Brasil em 1975, já com o poderoso motor V8 de 350 cv, na versão Scania LK 140, e logo ganhou o simpático apelido cara-chata.
Mas o grande diferencial do modelo, não era o visual e sim sua mecânica, robusta e muito eficiente, o motor V8 de 350 cv foi lançado na Suécia e em outros países da Europa, no ano de 1969, no início da década de 1970, começou a ser importado para o Brasil caminhões já equipado com o poderoso V8.
O linha cara-chata, ganhou notoriedade em 1979, com a série da Globo, Carga pesada, conforme aparece na foto abaixo, protagonizado por Pedro e Bino, interpretados respectivamente por Antonio Fagundes e Stênio Garcia, onde utilizavam um Scania LK 141 V8.
Durante a década de 1980, modelos como o Scania cara chata LK V8 1981, eram vendidos em sua grande maioria para transportadoras de médio e grande porte, devido ao seu alto custo, foram raros os autônomos no início da década, que conseguiram adquirir uma unidade zero km.
Uma curiosidade: Durante a década de 1970 e 1980 a viação Cometa S/A, utilizou muitos dos conjuntos motor e câmbio Scania V8 para seu ônibus com carroceria de alumínio.
Abaixo segue galeria a de Fotos
Motor
Acabamento Externo
Acabamento Interno
Scania cara chata LK V8 1981
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.