Configuração: Willys Itamaraty – 3.0 6 cilindros – Ano 1968 – Cor Azul
No ano de 1968 o Willys Itamaraty vendeu em todas as suas versões e configurações, 3.192 unidades, sendo o 13º carro mais vendido dos país.
Ficha Técnica: Carroceria – Sedã; Porte – Médio; Portas – 4; Motor – 3.0; Cilindros – 6 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 140 cv.
Peso Torque – N/D kg/kgfm; Cilindrada – 2638 cm³; Torque máximo – 22,2 kgfm a 2000 rpm; Potência Máxima – 4400 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador Corpo duplo; Direção – Simples.
Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca na coluna de direção; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a tambor nas 4 rodas; Peso – 1494 kg.
Suspensão dianteira – Independente – Duplo A Amortecedores hidráulicos duplo montados em diagonal – Molas helicoidais.
Suspensão traseira – Eixo rígido, Amortecedores hidráulicos dupla, montados em diagonal – Feixe de molas semielípticas longitudinais.
Comprimento – 4811 mm; Distância entre-eixos – 2738 mm; Largura – N/D mm; Altura – 1593 mm; Aceleração de 0 a 100 – 17 segundos; Velocidade máxima – 155 km/h.
Consumo: Cidade 5 km/l – Estrada 8 km/l; Autonomia: Cidade N/D km – Estrada N/D km; Porta malas – N/D; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 68 Litros.
Preço atualizado Aproximado – R$ 188.345,00. Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O modelo era basicamente um upgrade do Aero Willys, equipado com motor 3.0 de 6 cilindros e 140 cv, a ideia era construir um carro de luxo para atender as necessidades do alto escalão dos políticos brasileiros.
O diferencial eram as linhas mais retas, acabamento interno com bancos em couro e painel inicialmente em madeira maciça Jacarandá, depois substituído por imitação em madeira.
O carro também serviu de plataforma para a primeira limousine nacional o Willys Itamaraty Executivo, que trazia tecnologias inovadoras, como gravador de voz Sony, rádio, toca-fitas de cartucho.
Ar-condicionado e uma pequena placa destinada ao nome do dono, o banco traseiro era para 4 ocupantes, um console para, barbeador, toca-fitas de cartucho, compartimento para guardar as fitas e comando das luzes internas.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto carroceria, chassi e suspensão, era um dos mais eficientes do mercado, com uma suspensão mais rígida.
Motor – O motor de 6 cilindros era de manutenção descomplicada, e com um tempo de vida útil bastante longo.
Câmbio – O câmbio de 4 marchas era eficiente, mas não tinhas engates muito precisos, perfeitamente compreensivo se tratando de um projeto da década de 1940.
Retomadas e ultrapassagens – O motor não era muito elástico e no asfalto deixava um poco a desejar, mas seu ponto forte, ficava para o modelo com carga máxima de peso, praticamente não perdia o desempenho.
Consumo – 5 km/l para um modelo 6 cilindros em 1970 estava de ótimo tamanho.