Imagens lartbr.com.br

VW Zé do Caixão 1600 L 1969 Com acabamento interno esporte fino

Imagens lartbr.com.br

O antecessor do Voyage, não foi um líder em vendas, mas era um dos preferidos dos taxistas, e fãs de sedãs compactos, um modelo simpático e elegante

Imagens lartbr.com.br

No mercado desde o final da década de 1960, fazia parte da família VW 1600,  SW Variant, hatchback TL, e já na década de 1970 SP1 e SP2.

Imagens lartbr.com.br

A versão VW Zé do Caixão 1600 L 1969, era o modelo sedã três volumes da família. Oferecia como opcional de acabamento interno diferenciado, painel com forração em imitação de madeira jacarandá. 

Imagens lartbr.com.br

Bancos e acabamento das portas na cor marrom, em imitação de couro, além de detalhes cromados, que davam um visual esporte fino.

Imagens lartbr.com.br

O modelo nunca caiu na graça do público família, que dava preferência ao Fusca, e modelos DKW Vemag. Mas por ser um modelo 4 portas, acabou caindo nas graças de taxistas e frotistas, a montadora entendendo a tendência de mercado, oferecia um algo a mais no visual.

Imagens lartbr.com.br

O motor VW 1600 entregava bons 60 cv de força, e era montado na famosa posição “Baixa”, que dava um torque mais suave, diminuindo levemente o nível de ruído interno.

Imagens lartbr.com.br

Na cidade era suficientemente ágil para um modelo compacto da época, na estrada atingia velocidade final de 131 km/h de velocidade final real, um bom número para um sedã 4 portas compacto, mas em retomadas e em ultrapassagens faltava fôlego.