Os modelos pé de boi, DKW Vemag, Willys Gordini e VW Sedan o Fusca, nasceram de uma parceria do Governo Federal com as montadoras.
A ideia inicial era vender os veículos, a preço popular e sem impostos para o pracinhas, ex combatentes brasileiros da segunda guerra mundial.
Mas com preço em baixa, as marcas acabaram direcionando os veículos para parentes diretos dos combatentes e outros segmentos do mercado,
Mas a maior curiosidade do Volkswagen pé de boi o "Fusca", era a falta de tudo. No painel apenas o velocímetro, nada de marcador de combustível.
Já no acabamento externo, setas e retrovisores nem mesmo como opcional, a falta de frisos e outros adereços como o logo da montadora, também não existiam.
Hoje no mercado de carros antigos é uma das maiores raridades, e acabou carinhosamente chamado de pé de boi ou popular dos populares.
Imagens lartbr.com.br
equipado com o motor 1200, entregando 36 cv, torque máximo de 8,7 kgfm a 2800 rpm, velocidade final real de 95 km/h, aceleração de 0 a 100 N/D. Quanto ao consumo na cidade fazia 9 km/l e na estrada 13 km/l.